Foi liberado nesta sexta-feira (01/08), após mais de 08 meses de interdição, o trânsito de veículos na ponte da Rua Rubens Siqueira Maia, na área central de Coronel Fabriciano, que faz a ligação com o bairro Santa Terezinha.
A ponte foi interditada no dia 23 de dezembro do ano passado (2024), quando foi constatada uma grande erosão próxima à cabeceira do equipamento. “Desde o momento da chuva em Fabriciano no dia 17 de dezembro quando ocorreu a erosão na cabeceira, a ponte teve que ser interditada. A chuva forte afetou também outros pontos em Coronel Fabriciano e prejudicou também a ponte da rua Taguara”, lembrou o prefeito Sadi Lucca.
Após a interdição da ponte, o Governo de Coronel Fabriciano, seguindo orientação, elaborou um projeto para recuperação da ponte e dos deslizamentos no Ribeirão Caladão nas proximidades, fez uma planilha de custos e levou para a Defesa Civil nacional, através do Ministério do Desenvolvimento, aguardando um retorno sobre liberação de recursos.
“Como até o último dia 16 de junho não havia nenhuma sinalização, decidimos por realizar uma obra emergencial, que durou cerca de 45 dias, com implantação de uma base de concreto com toda a segurança para passagem de veículos pesados, leves e pedestres. Também realizamos um acabamento completo em todo o entorno e implantamos ainda a iluminação para garantir a segurança nos passeios”, lembrou o Sadi Lucca. “A liberação do trânsito nessa ponte era necessária pois ela faz a ligação do centro com dois grandes bairros próximos, o Santa Terezinha e o Mangueiras, além do Amaro Lanari na sequência, e ainda um grande hospital”, completou o prefeito.
“Ainda é preciso corrigir a erosão no ribeirão Caladão nas proximidades e vamos insistir em recursos federais para essa obra. No caso da outra ponte, uma empresa já foi licitada e a ordem de serviço deve ser assinada na próxima semana para início dos trabalhos”, completou o prefeito Sadi Lucca.