O hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, atingiu a expressiva marca de 70.593 nascimentos e, em 2024, ficou na terceira colocação entre os hospitais que mais realizam partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, de acordo com dados oficiais.
A maternidade atende gestantes de todo o Vale do Aço e de regiões adjacentes, alcançando 22 municípios mineiros e destacando-se pela qualidade da estrutura, cuidado humanizado e corpo clínico altamente qualificado. Desde 2013, são mais de 70 mil partos realizados, consolidando como uma das principais referências em obstetrícia de Minas Gerais.
No último ano, foram contabilizados 5.182 partos na Instituição, volume que demonstra o aumento da procura e da confiança da população. Em 2025, até o momento, foram realizados 3.016 partos, superando os dados do primeiro semestre de 2024.
A maternidade do HMC destaca-se por atender casos de baixa, média e alta complexidade, oferecendo uma estrutura moderna e segura, que inclui cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com ambiente privativo, quatro leitos de indução, cinco de pré-parto, três de preparo clínico e três salas cirúrgicas exclusivas. Além disso, conta com dois leitos de emergência, oito de recuperação pós-anestésica, dois consultórios de pronto-socorro obstétrico e 58 leitos de alojamento conjunto, sendo 29 destinados ao SUS.
O diretor de negócios do Hospital Márcio Cunha, Eduardo Blanski, destaca a importância da maternidade do HMC e do trabalho contínuo e comprometido das equipes com a saúde da mulher e da família. “Somos o terceiro hospital com maior número de partos realizados pelo SUS, em Minas Gerais, uma conquista que reforça o nosso compromisso com a vida e com a saúde das mulheres da nossa região. Temos uma equipe multiprofissional que se preocupa em ofertar às gestantes cuidado, respeito e qualidade. Nosso foco é oferecer um atendimento humanizado, com segurança e tecnologia, sempre colocando a paciente e o bebê no centro do cuidado”, afirma.
Com o aumento progressivo da demanda, o HMC já projeta uma nova fase de expansão para os anos de 2026 e 2027, que prevê melhorias nas áreas de medicação, atendimento aos pacientes do SUS, convênios e particulares. A proposta, que está em fase de planejamento, deve reforçar ainda mais o protagonismo do hospital na assistência à saúde da mulher e do recém-nascido na região, reafirmando o compromisso da Fundação São Francisco Xavier com a excelência e o cuidado em todas as fases da vida.
Com informações da SECOM FSFX