A Gol Linhas Aéreas encaminhou ofício à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) manifestando interesse em operar no Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso.
Segundo a estatal, que administra o aeroporto, a infraestrutura do sítio aeroportuário está sendo adequada de acordo com a demanda apresentada pela companhia aérea. A informação foi divulgada inicialmente pelo Jornal Diário do Aço, e confirmada pela reportagem Itatiaia.
A previsão é de que as intervenções sejam concluídas até o segundo semestre de 2026. A Infraero informou ainda que está em andamento um amplo programa de investimentos com foco na preparação completa do aeroporto para operações da aviação comercial com código 4C.
De acordo com a empresa, esse código indica que a pista possui mais de 1.800 metros de extensão e capacidade para receber aeronaves com até 36 metros de envergadura, como modelos Airbus 321 e Boeing 737, comumente utilizados pela Gol. Esta é a segunda vez que a companhia demonstra interesse na demanda regional de passageiros, conforme já noticiado pelo Diário do Aço em 2024.
Entre as obras já concluídas estão a reforma da pista de pouso e decolagem, a implantação do sistema PAPI em ambas as cabeceiras, a adequação da cerca operacional e a implantação da infraestrutura do novo setor de hangares, incluindo acesso público, estacionamento de aeronaves e pista de taxiamento interligada ao pátio.
Também estão em execução a construção do novo Terminal de Passageiros, com novo acesso viário e estacionamento de veículos, além da instalação da nova Estação Meteorológica de Superfície e da operacionalização da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA/AFIS).
Outras intervenções ainda estão em fase de planejamento, como a construção do novo pátio de aeronaves, a reforma das pistas de taxiamento, a implantação das áreas de giro da pista de pouso, a adequação da Faixa Preparada e das RESAs, que serão instaladas em ambas as cabeceiras da pista, além da construção de uma nova seção contra incêndio.
A Infraero informou que a disponibilidade da infraestrutura e as homologações junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) devem ser concluídas até o segundo semestre do próximo ano. “Após as devidas homologações pelos órgãos competentes, cabe a companhia aérea, dentro de sua estratégia comercial, decidir a operação dos voos”, finaliza a nota.
Por outro lado, a Gol afirmou que, no momento, não há planos para iniciar operações no Vale do Aço, embora tenha confirmado a busca por informações junto à Infraero.
“A GOL avalia continuamente oportunidades de expandir sua malha aérea regional, nacional e internacional, conforme viabilidade econômica e de infraestrutura. Nesse sentido, é natural que a companhia solicite informações sobre aeroportos. No momento, no entanto, não há planos da GOL para iniciar operações em Ipatinga/Vale do Aço (IPN). Novidades serão comunicadas oportunamente”, respondeu a Gol.