O anúncio feito pelo governo dos Estados Unidos da entrada em vigor de tarifas a produtos brasileiros para entrada no país vem provocando preocupação no mercado, especialmente no setor industrial, que pode ser bastante afetado.
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), emitiu uma nota demonstrando seu posicionamento e destacando a importância de um dialogo entre as partes para a busca de um entendimento. Confira a íntegra da nota:
Nota Oficial – Posicionamento da FIEMG
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) manifesta profunda preocupação com o recente aumento das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
A FIEMG reforça a importância do diálogo e da cooperação entre os países, especialmente em um momento em que se exige serenidade e responsabilidade nas relações comerciais internacionais. Os Estados Unidos são um parceiro estratégico para o Brasil, em especial para a indústria manufatureira nacional. No caso de Minas Gerais, trata-se do principal parceiro da indústria de transformação do estado.
Diante desse cenário, a FIEMG entende que eventuais medidas de retaliação devem ser avaliadas com cautela, uma vez que podem trazer prejuízos significativos à sociedade brasileira e ao setor produtivo como um todo. Este é o momento de reavaliar posicionamentos, reconsiderar decisões e buscar soluções por meio do diálogo com esse parceiro estratégico.