Família questiona falta de informações sobre morte de detento no CERESP de Ipatinga

Homem encontrado sem vida tinha marcas de violência pelo corpo, segundo avaliação no Posto Médico Legal (PML)

Detento é encontrado morto no Ceresp, em Ipatinga

Foi sepultado nesta terça-feira (10/02) no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza 2, em Ipatinga, o corpo de Jerônimo Gonçalves Figueiredo, soldador de 47 anos, que foi encontrado morto no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga no último domingo.

Conforme noticiado pela Itatiaia, os agentes penitenciários, acionados por detentos da cela 1 do bloco A que informaram sobre um dos reclusos que estaria com mal-estar. Os agentes encontraram o homem inconsciente na cela, sendo socorrido.

Inicialmente, de acordo com as informações, não foram constatados sinais de violência. Contudo, após análise do Instituto Médico Legal (IML) de Ipatinga, foi confirmada a presença de marcas de violência, e a causa da morte foi identificada como traumatismo cranioencefálico provocado por objeto contundente.

Durante o velório, familiares procuraram a reportagem da Itatiaia, relatando os eventos que levaram à prisão de Jerônimo. Ele teria se desentendido com familiares por questões relacionadas a uma residência. Após o desaparecimento de uma quantia em dinheiro, Jerônimo ateou fogo em seus pertences no quarto onde ficava. Jerônimo foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio em decorrência do incêndio e foi recolhido ao Ceresp em 31 de dezembro do ano passado.

A família relata que, ao saber da morte, não recebeu informações concretas sobre o ocorrido. “Ontem recebemos a notícia da morte, sem detalhes sobre o que aconteceu. Meu tio chegou ao hospital já sem vida. Ele não merecia ter morrido dessa forma”, afirmou Ludmila Gonçalves, sobrinha de Jerônimo,

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejuspe) informou que foram tomadas as medidas cabíveis no Ceresp, após relato de outros presos sobre o mal-estar de Jerônimo. Ao encontrá-lo inconsciente, ele foi imediatamente encaminhado a um hospital da rede pública, onde foi constatado o óbito.

A direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. No curso das apurações, os detentos das celas serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar do Ceresp, e as investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil, conforme nota da Sejuspe.

Leia também

Apresentador do programa Itatiaia Patrulha - Vale do Aço, que vai ao ar todos os dias na rádio Itatiaia Vale do Aço - 102,3 FM. Programa com notícias da área de segurança pública da região do Vale do Aço, além dos principais fatos policiais de Minas Gerais.

Ouvindo...