Ouvindo...

Estoques de sangue do Hospital Municipal de Ipatinga estão em níveis críticos

Situação preocupa equipes médicas e assistenciais da unidade

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, afirmou em nota à imprensa nesta terça-feira (10) que estoques de sangue da Agência Transfusional do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) estão em níveis críticos para todos os tipos sanguíneos.

Segundo o governo municipal, equipes médicas e assistenciais da unidade enfrentam dificuldades para manter o abastecimento necessário.

De acordo com a farmacêutica Monise Fonseca, responsável pela Agência Transfusional do HMEM, a baixa nos estoques coloca em risco a realização de cirurgias, atendimentos emergenciais e o tratamento de pacientes que dependem de transfusões regulares. “Estamos vivendo um momento delicado. Muitos pacientes estão aguardando sangue para dar continuidade aos seus tratamentos, e infelizmente estamos enfrentando escassez. Por isso, fazemos um chamado à solidariedade. Doar sangue é um ato simples, rápido e que pode salvar vidas”, destaca Monise.

Transporte gratuito toda quinta-feira para doação na Hemominas

Como forma de incentivar a participação dos doadores, a Prefeitura de Ipatinga mantém um serviço gratuito de transporte até a Fundação Hemominas, em Governador Valadares. A van parte do município todas as quintas-feiras, às 7h, com retorno previsto para 13h30. Os voluntários recebem lanche e almoço custeados pelo município.

Os interessados em participar devem agendar a doação pelo WhatsApp (31) 3828-5637.

Além da ação semanal, o cadastro de novos doadores pode ser feito diariamente na Agência Transfusional do Hospital Municipal, inclusive aos fins de semana.

Requisitos para doação de sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores com autorização dos responsáveis);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Todos os candidatos passam por triagem médica e exames hematológicos antes da coleta. A doação é segura, voluntária e fundamental para manter o atendimento em saúde no município.

Leia também

Leia mais