Na madrugada desta quinta-feira, 29 de maio de 2025, foi deflagrada uma operação policial conjunta pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Homicídios da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Caratinga, e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) Regional de Ipatinga.
A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados cautelares expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Caratinga contra investigados por envolvimento em crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, fatos ocorridos em 24 de março de 2025, na Rodovia BR-458, nas proximidades do bairro Parques do Vale, município de Caratinga/MG — região limítrofe com Ipatinga/MG e Santana do Paraíso/MG.
No Vale do Aço, especificamente nas cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Um investigado, de 57 anos de idade, egresso do sistema prisional, com antecedentes criminais por crimes como tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, não foi localizado e, portanto, encontra-se na condição de foragido da justiça.
Os demais alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos na mesma região são dois homens, de 35 e 36 anos, também egressos do sistema prisional, com antecedentes por crimes como tráfico e associação para o tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, roubo e homicídio. Durante o cumprimento das medidas cautelares, duas pistolas, calibre 9mm e .40, foram encontradas e apreendidas na residencia de um dos suspeitos.
A operação também contou com o apoio da Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia Especializada em Defraudações e Falsificações (DEFA), que cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão no município de Serra/ES. Na ocasião, um investigado, de 33 anos, também egresso do sistema prisional, foi localizado e preso. O referido suspeito já era considerado foragido da Justiça e possuía mandado de recaptura pendente de cumprimento.
“Considerando que o crime foi cometido em região limítrofe à cidade de Ipatinga/MG e que os envolvidos são indivíduos com histórico criminoso na região do Vale do Aço, esta investigação, que tramita na Comarca de Caratinga, contou com o apoio do GAECO Regional de Ipatinga, o qual, mediante diligências de campo, conseguiu reunir robustos elementos informativos quanto à autoria e à execução do delito”, afirmou o delegado titular da Delegacia de Homicídios da 2ª DRPC de Caratinga, Dr. Sávio Moraes, responsável pelas investigações, em entrevista coletiva no Vale do Aço.
Segundo o delegado Dr. Fernando Lima, do GAECO Regional de Ipatinga, durante as diligências foram obtidos elementos de natureza objetiva e subjetiva que indicam que o crime foi premeditado e praticado com concurso de agentes. “Foi possível constatar, ainda, que os suspeitos utilizaram um veículo clonado na execução do homicídio, o qual foi posteriormente abandonado e incendiado. O automóvel foi localizado no município de Santana do Paraíso”, detalhou a autoridade policial na entrevista.
O investigado preso foi encaminhado ao sistema prisional do Espírito Santo, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. A conclusão do inquérito policial está prevista para os próximos dias.
A operação foi batizada como “Vendetta”, termo que significa “vingança”, em razão da motivação do crime estar relacionada a disputas pelo controle do tráfico de drogas local, bem como pela existência de indícios de que o homicídio teria sido praticado em retaliação à morte do irmão de um dos suspeitos, fato ocorrido em 2011, no município de Coronel Fabriciano/MG.
Entenda o caso:
No dia 24 de março de 2025, por volta das 17h34, a vítima, Alisson Junio Silva, de 30 anos, que residia no bairro Nossa Senhora do Carmo (Morro do Carmo), em Coronel Fabriciano, egresso do sistema prisional, foi assassinada com diversos disparos de arma de fogo no local conhecido como Parques do Vale, situado às margens da Rodovia BR-458, em Caratinga/MG.
Conforme apurado, a vítima trafegava em uma motocicleta no momento dos fatos e foi surpreendida em uma emboscada. No local do crime, foram localizadas várias cápsulas deflagradas de munição calibre 9 mm.
Com informações da Polícia Civil