Ouvindo...

Comerciários de Ipatinga recebem aumento após acordo coletivo

De acordo com o SindComercio, as negociações iniciaram-se em 27 de julho e o acordo foi firmado nesta sexta-feira (17).

Comerciários de Ipatinga recebem aumento após acordo coletivo

Ontem (17), em Ipatinga, foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que estabeleceu o reajuste salarial anual para os empregados no comércio e na prestação de serviços do município. Os trabalhadores têm direito ao retroativo à data-base de 1º de outubro, com aumento de 6,3%, equivalente a R$ 1.597,00.

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, as negociações com o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (Seci) começaram em 27 de julho, quando a entidade laboral entregou uma pauta com mais de 70 reivindicações.

“Plano odontológico 100% pago pelos patrões, quinquênio e vale-refeição diário de R$ 18,50 foram alguns dos muitos benefícios discutidos em inúmeras reuniões com os representantes dos empregados, ao longo de mais de 100 dias. Infelizmente, em razão da atual realidade econômica das empresas, não foi possível avançar nestas questões neste momento”, esclarece José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio.

Coronel Fabriciano e Timóteo

Ainda conforme o SindComércio, em Timóteo e Coronel Fabriciano, a CCT que define o reajuste salarial para os empregados não tem previsão de finalização, após o Sindcomércio e o sindicato que representam os empregados das duas cidades não conseguirem um acordo.

O sindicato laboral e o Sindcomércio participaram de duas mediações junto ao Ministério Público do Trabalho, mas não houve avanço.

*Estagiário sob a supervisão de Cris Machado