Ouvindo...

Calor excessivo eleva em 30% os atendimentos da saúde em Ipatinga

OMS oferece dicas e recomendações preventivas para enfrentar as altas temperaturas

Atendimentos na UPA do município atingiu números preocupantes devido ao calor

A Secretaria de Saúde de Ipatinga comunicou um aumento de 30% nos atendimentos devido aos efeitos do calor excessivo, impactando especialmente idosos e crianças menores de quatro anos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem capacidade diária de 354 atendimentos e, nos últimos dias, esses se elevaram em mais de 100.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho, indicando temperaturas com 5°C acima da média por mais de cinco dias, até nesta sexta-feira (17), representando riscos à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também destaca medidas para enfrentar o calor, incluindo manter a casa arejada, evitar exposição direta ao sol, permanecer hidratado e adotar cuidados com vestuário e alimentação.

Na sequência, destacamos dicas oferecidas pelos especialistas consultados e divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde):

- Procure manter sua casa arejada, na medida do possível

- Tente resguardar em temperaturas abaixo de 32°C durante o dia e 24°C à noite especialmente as crianças, idosos e pessoas com problemas crônicos de saúde

- Use o ar noturno para resfriar sua casa, abrindo janelas e persianas durante a noite

- Reduza a carga de calor interna, fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando cortinas

- Evite exposição ao sol escaldante

- Procure os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite

- Se a sua casa não estiver fresca, havendo possibilidade passe algumas horas por dia em locais com ar-condicionado, como edifícios públicos

- Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes

- Mantenha-se hidratado

- Tome banhos frios e use compressas frias para aliviar o calor

- Vista roupas leves e largas, incluindo chapéu e óculos de sol

- Use protetor solar

- Beba água regularmente e evite álcool e cafeína, que contribuem para desidratação

- Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.

Jefferson Rocha é jornalista graduado pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais e tem 25 anos de experiência em rádio. É coordenador de jornalismo da Itatiaia Vale do Aço.