O período do ensino médio é uma fase crucial na vida de um estudante, marcado não apenas pelo desenvolvimento acadêmico, mas também pela exploração de interesses e pela busca de uma identidade profissional. É nesta época que os jovens começam a delinear seus anseios profissionais, sonhando com o futuro que desejam construir para si mesmos, refletindo sobre suas paixões, habilidades e aspirações.
Buscando apontar caminhos e abrir oportunidades profissionais para estes jovens, o Governo de Minas vem desenvolvendo o projeto Trilhas de Futuro, o maior programa de formação profissional de jovens já desenvolvido pelo governo de estado. Por meio de parcerias com instituições de ensino públicas e privadas em diversas regiões de Minas, o programa oferece, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise das escolas e organizações participantes.
Quem pode participar
O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas e é direcionado aos estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos do ensino médio. Mas nesta quarta edição, a novidade é que os estudantes do primeiro ano do ensino médio poderão se inscrever, contanto que apresentem até o início das aulas, em 2024, o comprovante de matrícula no 2º ano do ensino médio. As vagas são priorizadas para a rede pública estadual, seguida das demais redes públicas e da rede privada.
Os interessados devem ficar atentos a uma outra mudança nas regras: estudantes que já foram matriculados e concluíram o Trilhas de Futuro em edições anteriores ou desistentes (se matricularam e desistiram) do Trilhas de Futuro 2ª e 3ª edição, não poderão se inscrever nesta edição.
Além da oferta do curso técnico gratuito, o estudante recebe uma ajuda de custo para alimentação e transporte. Também o material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.
Vantagens do ensino técnico
Os cursos técnicos desempenham um papel fundamental na criação de oportunidades para quem busca desenvolver habilidades práticas e específicas em uma determinada área. Ao optar por uma formação técnica, os estudantes têm a chance de adquirir conhecimentos especializados que são diretamente aplicáveis ao mercado de trabalho. Essas oportunidades oferecem uma variedade de benefícios, tanto para o crescimento pessoal quanto para o avanço profissional.
A grade dos cursos técnicos integrantes de Trilha do Futuro é definida a partir de uma pesquisa realizada junto ao setor produtivo e às empresas distribuídas no estado, visando atender as demandas do mercado, levando-se em conta ainda a realidade de cada região. Os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com opções variadas e bem estruturadas. E ao término da formação, os alunos ainda têm a chance de saírem empregados, graças a uma parceria entre o Trilhas de Futuro e o Programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef.
Para esta edição, foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios e com 89 cursos como, metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho, entre muitos outros. O catálogo completo dos cursos disponíveis pode ser acessado aqui.
História de sucesso
As primeiras turmas do Trilhas de Futuro iniciaram as atividades no dia 25/10/21. O programa já atendeu 126.364 estudantes, que se matricularam em 82 cursos diferentes, ofertados em 133 municípios mineiros. Desde o lançamento do Trilhas de Futuro, 283 instituições foram credenciadas e mais de 1 bilhão de reais foram investidos na formação técnica destes jovens estudantes.
Para quem não quer perder a chance de ingressar numa formação técnica profissional, por meio dos cursos gratuitos do Trilhas de Futuro, as inscrições vão até o dia 23 de novembro, por meio da internet. No link, o estudante encontra todas as informações necessárias, como, prazos, documentos, cursos e turnos disponíveis.