Ouvindo...

Pacientes relatam espera de até 12 horas por atendimento no Hospital Risoleta Neves

Direção da unidade de saúde alega que a capacidade de atendimento é de 90 pessoas, nesta quarta, o número passou das 135

Pacientes relatam espera de até 12 horas por atendimento no Hospital Risoleta Neves

A administração do Hospital Risoleta Neves, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, admitiu que a instituição não está sendo capaz de absorver toda a demanda por atendimento das últimas semanas. Nessa quarta, por exemplo, alguns pacientes tiveram que aguardar mais de 12 horas no pronto-socorro para conseguirem ser atendidos.

A reportagem da Itatiaia esteve no hospital e conversou com alguns pacientes que confirmaram o cenário de muita espera. Segundo a atendente Camila Gabriely, no local havia pacientes desde a noite de terça-feira (7).

“Está chamando só ortopedista e cirurgião. Já o clínico está chamando de um em um. Só que ele chama um agora e outro só daqui a duas horas. Tem gente aqui que está desde ontem, às 20 horas.”

Segundo o hospital, a capacidade da instituição é para atender 90 pacientes no pronto-socorro, mas esse número tem se mantido muito acima nos últimos dias. Nessa quarta-feira (8), por exemplo, havia 136 pessoas aguardando por atendimento às 7 horas da manhã no local.

Com o atraso nos serviços, muitos pacientes reclamam também da falta de estrutura e do descaso. Evandro da Cruz Mota, motorista de uber, chegou no Risoleta Neves por das 9h e ficou do lado de fora até as 14 horas quando foi chamado.

Cheguei às 9 horas da manhã e fui ser atendido às 14h quando entrei no hospital. E para ser atendido é de razoável para bom, entendeu? Mas a espera aqui fora é dolorida.

A demanda por atendimento é tanta, que a cunhada de um paciente, Maria José, esteve no hospital no último sábado (4) e conta que o problema já ocorria no fim de semana.

O meu cunhado de 53 anos ficou aguardando o atendimento no Risoleta Neves por 12 horas com dores de rolar no chão. Eu sei que o hospital está deixando a desejar.

Em nota, o Hospital Risoleta Neves, disse que nos últimos dias a média de atendimento em instituições públicas também vem superlotando outros hospitais, como pronto-socorro e UPAs de Belo Horizonte e região metropolitana.

O Risoleta é o hospital de referência para 1,5 milhão de pacientes do eixo norte da capital e dos municípios vizinhos.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.