Quem vive em grandes centros urbanos como Belo Horizonte, sabe que melhorar a mobilidade urbana é fundamental para garantir não só mais fluidez e segurança no trânsito, mas também para permitir mais qualidade de vida e preservação do meio ambiente, por meio da organização do espaço público. Diante desse desafio, a Prefeitura de Belo Horizonte vem desenvolvendo uma série de obras com o objetivo de tornar a cidade mais acessível. As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro - Centro de Todo Mundo e vão beneficiar pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo, motoristas, moradores e comerciantes.
Novas ciclovias e bicicletas compartilhadas
Pensando numa cidade mais sustentável e inclusiva, a bicicleta é hoje uma alternativa limpa e econômica, mas é preciso criar estruturas para garantir a segurança dos ciclistas. Por isto, a Prefeitura de Belo Horizonte está expandindo as ciclovias: está em andamento a implantação na Av. Augusto de Lima, entre a Av. do Contorno e a Praça Raul Soares, e já foi licitada a da Av. Afonso Pena.
Para estimular a adesão à bicicleta, a PBH também está realizando a manutenção das rotas cicloviárias existentes, como por exemplo na Rua Alvarenga Peixoto, entre ruas Rio de Janeiro e São Paulo e na rua Padre Belchior, entre Av. Augusto de Lima e Amazonas, e implantou 10 novas estações para 100 bicicletas elétricas compartilhadas em pontos diversos da região central, totalizando 15 estações de bicicletas compartilhadas no centro, sendo 5 de bicicletas convencionais.
Rotas prioritárias para o transporte coletivo
Para garantir uma cidade mais democrática, a Prefeitura de Belo Horizonte vem fortalecendo o transporte público e para isto está implantando na área central novas rotas prioritárias para os ônibus, com faixas exclusivas e preferenciais. As primeiras novas faixas exclusivas já foram implantadas na Av. dos Andradas, entre Viaduto da Floresta e Alameda Ezequiel Dias em ambos os sentidos e na Av. do Contorno, entre a Av. Teresa Cristina e Viaduto da Floresta no sentido Bairro/Centro. Está em obras a faixa exclusiva para os ônibus na Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul, em ambos os sentidos, e já foi licitada a da Av. Afonso Pena.
Em busca de mais conforto aos usuários do transporte público, de março até agosto foram mais de 1,6 mil ações de limpeza e higienização em abrigos, além de 75 ações de manutenção, pintura e reparo em abrigos de ônibus no perímetro do Centro de Todo Mundo.
Centro de Todo Mundo
Lançado em março deste ano pela Prefeitura de Belo Horizonte, o programa “Centro de Todo Mundo” tem o objetivo de aumentar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer, com intervenções importantes nos espaços públicos e nas áreas de mobilidade, habitação, desenvolvimento e segurança. Com obras de curto, médio e longo prazos, a revitalização do centro da cidade vai permitir o maior aproveitamento dos espaços pela população, estimulando ainda investimentos nos imóveis da região e favorecendo o setor de comércio e serviços.
Para saber mais sobre as obras de melhoria de mobilidade que estão sendo realizadas da Prefeitura dentro do Programa de Requalificação do Centro - Centro de Todo Mundo, acesse aqui.