Ouvindo...

Atuando além do currículo básico, Escolas Sesi valorizam a formação cidadã, preparando os alunos para a vida

Coroando este propósito, Karine Vieira Garito, aluna da unidade Benjamin Guimarães, em Contagem, foi selecionada para ir à Câmara dos Deputados, em Brasília, defender um projeto inovador de cidadania

Escolas SESI

Buscando uma sociedade cada vez mais participativa e democrática, as escolas precisam ir além dos ensinamentos do currículo básico e formar cidadãos conscientes, autônomos e aptos para o convívio e a transformação social. Este é um dos principais propósitos das Escolas SESI: mais do que transmitir conhecimentos, preparar os indivíduos para a vida.

Acreditando no conceito de que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas e construir um futuro promissor, nas Escolas SESI, os alunos são incentivados a pensar além das fronteiras da sala de aula, a sonhar grande e a fazer a diferença no mundo. E este trabalho tem sido muito gratificante, na medida em que os alunos se descobrem não só como cidadãos e profissionais aptos a entrar no mercado de trabalho, mas também por meio de experiências extra curriculares. Uma história que trouxe orgulho a todos foi a vivida pela jovem Karine Vieira Garito, aluna do 9° A da unidade Benjamin Guimarães, em Contagem.

Destaque entre estudantes de todo o país

Colhendo os frutos de sua dedicação aos estudos e refletindo sua própria experiência de vida, Karine foi selecionada para ir até Brasília, participar do programa Câmara Mirim e apresentar uma proposta inovadora de cidadania. Este prestigiado concurso do Governo, tem o objetivo de simular o processo legislativo e debater os três projetos de lei selecionados. A edição deste ano recebeu 557 ideias de estudantes de todo o Brasil e somente 3 propostas foram escolhidas. No Plenarinho da Cãmara dos Deputados, Karine vai apresentar seu projeto “Bolsa para estudantes do Novo Ensino Médio”.

Projeto inovador de cidadania

A proposta de Karine visa apoiar estudantes do Novo Ensino Médio, proporcionando-lhes uma bolsa para auxiliar em seus estudos. Sob a orientação da Professora Mônica de Cássia, Karine desenvolveu sua proposta, demonstrando sua paixão pela educação e seu desejo de criar oportunidades para outros estudantes.

Preocupada com a situação dos estudantes do Novo Ensino Médio, que ficam na escola em tempo integral, Karine propõe que sejam disponibilizadas bolsas de estudo mensais aos alunos, que teriam, assim, condição de se alimentar durante o dia, aliviando um pouco nas despesas de casa. Pela proposta, o recurso necessário sairia das verbas do governo e o responsável por fiscalizar o benefício seria o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Na justificativa do seu projeto, Karine escreveu: “hoje com a chegada do novo ensino médio, os adolescentes não estão conseguindo ajudar com o sustento da casa e por passarem o dia todo na escola ficam sem ter o que comer”.

Acompanhando na prática esta dificuldade de vários colegas, Karine conta que “hoje, muita gente acaba o Fundamental, entra para o Médio e abandona a escola. Muitos querem trabalhar e precisam de ajudar com o sustento da casa”. E completa: “se o governo disponibilizasse essa bolsa, o estudante teria condições de ajudar com a sua alimentação e isso já ajudaria os pais a economizarem em casa.”

Orgulho da família, dos colegas e professores da unidade SESI Benjamin Guimarães, em Contagem, agora a Karine vai apresentar em outubro, seu projeto inovador no Plenarinho da Câmara Mirim, em Brasília.

Além de ter sido destaque no programa Câmara Mirim, a proposta da jovem Karine reflete a excelência do ensino e a orientação para a vida que os alunos recebem nas Escolas SESI, na busca de formar jovens que podem realmente transformar o futuro. Afinal, se tem Escolas SESI, tem futuro. Para saber mais acesse sesimg.com.br.