Ouvindo...

Governo de Minas inicia projeto Minas Santa, com uma programação especial durante a Semana Santa na capital e interior

Iniciativa visa promover o turismo da fé, oferecendo uma experiência única de religiosidade, tradição, cultura e muita mineiridade

Governo de Minas inicia projeto Minas Santa

Está chegando mais uma Semana Santa, período de grande importância para os brasileiros cristãos e particularmente para os mineiros, afinal, por aqui acontecem as maiores e mais emocionantes celebrações da Paixão e Ressurreição de Cristo, costumes preservados desde a época do período colonial.

Tradicionalmente, as igrejas, santuários, caminhos e rotas de fé já atraem turistas de todo o Brasil e do exterior para Minas, principalmente para as cidades históricas. Buscando aumentar esta visitação turística e, com isso, gerar mais emprego e renda para os mineiros, o Governo de Minas lançou o projeto turístico Minas Santa. E o ponto de partida não poderia deixar de ser a Semana Santa, um dos pontos altos deste turismo de fé.

O projeto é uma realização das Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese), Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Mas conta também com as parcerias do Sebrae, Fecomércio e CDL, com apoio da Associação Mineira de Municípios, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Rotas do turismo de fé

A partir da elaboração e divulgação de um portifólio reunindo os principais destinos religiosos mineiros, o Minas Santa vai incluir ações de estímulo à proteção dos bens culturais, através do processo de catalogação e registro dos bens tombados, festejos, modos de fazer e saberes, além de divulgar uma programação especial inspirada na religiosidade e na fé. Assim, vão ganhar destaque rotas tradicionais como o Caminho de Nhá Chica, no Sul de Minas, os santuários de Bom Jesus de Matosinhos - patrimônio da humanidade, os tapetes devocionais de Ouro Preto, as várias e emocionantes encenações da Paixão de Cristo, enfim as diversas formas da fé e os eventos da Semana Santa por todo o estado.

Religiosidade, arte e cultura

Além das tradicionais celebrações religiosas realizadas na capital e pelo interior, o Minas Santa vai reunir fé, arte, cultura e gastronomia, numa programação variada, que inclui Oficinas em Ouro Preto e em Belo Horizonte, mostras, cursos no Palácio das Artes e nos equipamentos que integram o Circuito Liberdade.

Valorizando uma tradição cultural centenária, vai ser realizada na Praça da Liberdade, no dia 1º de abril, a Oficina Educativa de Tapetes Devocionais. Gratuita e com inscrição via Sympla, a oficina também terá transmissão online, para que mais pessoas conheçam esta manifestação religiosa e histórica.

Ainda em Belo Horizonte, no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, será realizada, às 8h, uma missa e benção dos ramos na Igreja da Boa Viagem. Às 8h30 terá início a Procissão de Ramos, acompanhada pela Banda de Música da Polícia Militar de MG até a Praça da Liberdade, onde, às 9h30, na Alameda Travessia, será realizada a Missa Campal, em frente ao Palácio da Liberdade.

Outro destaque é a exposição “Hélio Petrus, contínuo barroco” em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes. A mostra celebra os 80 anos do artista mineiro Hélio Petrus, um dos principais expoentes da Arte Sacra no Brasil. A Fundação Clóvis Salgado vai promover ainda a

“Mostra Épicos da Fé”, no Cine Humberto Mauro e o Curso de Extensão Fé Cênica: a construção de personagens épicos.

Já a Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE) vai inaugurar no Museu Mineiro, no dia 04 de abril, uma exposição coletiva centrada no tema: religiosidade em Minas Gerais. E a Biblioteca Pública Estadual, celebra o Minas Santa com o “Mês do Perdão”, onde os leitores que pegaram livros emprestados antes da pandemia poderão devolver os livros sem multa até o dia 28 de abril de 2023.

Patrimônio histórico e religioso

Trabalhando pela valorização e preservação dos bens culturais da fé e sua promoção turística, o Iepha/MG vai realizar a abertura do processo para registro das Romarias, com a identificação de festejos relacionados a santos de devoção. O órgão também está promovendo a ampliação do Guia de Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas, que em 2023 atinge a sua 8ª edição. O guia é uma ação de preservação das Folias de Minas, reconhecidas desde 2017 como patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais.

Caminhos santos de Minas

Mais informações sobre o projeto Minas Santa, o portfólio reunindo os principais destinos religiosos mineiros e a programação da Semana Santa em Belo Horizonte e interior do estado podem ser acessadas nos sites secult.mg.gov.br e minasgerais.com.br. Este é um momento especial para conhecer as rotas do turismo de fé e encontrar-se com a liberdade que mora em Minas.