Com o tema “Ah! Que trem bão #sexoseguro Dá samba e prevenção”, o Governo de Minas colocou nas ruas a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) neste carnaval. Depois de dois anos de recolhimento por causa da pandemia de Covid-19, Minas Gerais está vivendo o maior carnaval da história e com a alegria e euforia em alta, a segurança é um dos principais focos da festa. E além da segurança nas ruas e blocos queremos garantir também o sexo seguro.
Divirta-se, ame-se e proteja-se todo dia.
A iniciativa prevê a intensificação das ações que já são desenvolvidas durante todo o ano, de promoção dos cuidados com a saúde, com o foco em doenças como HIV/Aids, hepatites e sífilis, por meio do sexo seguro. E além da campanha de conscientização da população, sobre a necessidade de prevenção às ISTs durante as festividades, as ações incluem a distribuição de insumos preventivos para todas as 28 Unidades Regionais de Saúde, que fazem a remessa desses insumos aos municípios. Foram enviados preservativos externos e internos, gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C.
Carnaval consciente e com segurança
O carnaval é tradicionalmente uma ocasião em que as pessoas extravasam a alegria em meio a um alto consumo de álcool, o que eleva o risco de terem relação sexual sem proteção. Por isto há uma necessidade maior de divulgação das formas de prevenção de doenças.
E além do uso do preservativo, que é o método mais efetivo na prevenção às ISTs, existem outros cuidados disponíveis à população, como a Profilaxia pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicação após uma exposição ao vírus, e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é o uso de medicamentos como forma de prevenção ao HIV.
Nas situações onde existir a possibilidade de exposição às ISTs por meio de uma relação sexual, pelo não uso ou rompimento do preservativo, é muito importante fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatites virais B e C e sífilis, nas Unidades de Saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, em caso de diagnóstico para alguma dessas doenças.
Cuidados também com a Covid-19 e infecções respiratórias
Apesar da situação mais controlada em relação à covid-19, a SES-MG lembra dos cuidados básicos que as pessoas ainda devem ter para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Continuam valendo as medidas de prevenção já conhecidas da população, como a lavagem frequente das mãos; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e manter os ambientes bem ventilados. Em caso de sintomas respiratórios é importante usar máscaras e procurar atendimento médico em um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento.
No Carnaval da Liberdade, a regra é brincar à vontade, mas com responsabilidade e seja qual for a fantasia, a camisinha é um adereço que não pode faltar.