Para evitar possíveis abusos sexuais dentro dos ônibus em Belo Horizonte, durante o Carnaval 2023, o Grupo de Combate à Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público, da Prefeitura da capital, fará intervenções educativas nos blocos. O grupo terá agentes femininas da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) com apoio de policiais civis da Delegacia de Mulheres e de integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Com o slogan “Nosso bloco é de respeito. Importunação aqui não!” as ações têm como foco principal a conscientização das usuárias do transporte coletivo sobre os direitos das mulheres.
As inúmeras ações voltadas para a conscientização das usuárias do transporte coletivo sobre os direitos das mulheres, realizadas pelo grupo de guardas femininas nas estações de ônibus, resultaram na prisão em flagrante de 27 importunadores na capital, no primeiro ano do projeto, criado em 2018.
Com o resultado, as ações foram ampliadas para o carnaval de BH, a partir de 2019, onde o grupo divulga entre as foliãs a estrutura disponibilizada pelo município para garantir às vítimas o apoio necessário para o registro das ocorrências e também o encaminhamento dos autores da importunação sexual à Delegacia de Mulheres.