A Rússia apresentou ao governo brasileiro uma proposta para a abertura de voos diretos entre os dois países e afirmou estar disposta a oferecer facilidades operacionais e comerciais para atrair companhias aéreas brasileiras. A sinalização foi feita nesta quinta-feira (5), durante encontros oficiais realizados em Brasília.
A declaração partiu do ministro dos Transportes da Rússia, Andrei Nikitin, que afirmou que Moscou está preparada para viabilizar a operação assim que houver aval do lado brasileiro.
Em declaração reproduzida pela agência estatal TASS, Nikitin afirmou que o país está disposto a criar “as condições mais confortáveis” para companhias do Brasil operarem em território russo, incluindo facilidades regulatórias e apoio logístico.
De acordo com o ministro, a implementação dos voos depende agora de uma decisão do Brasil.
A proposta foi apresentada durante a Comissão Brasil-Rússia de Alto Nível de Cooperação (CAN), fórum que reúne autoridades dos dois países para discutir acordos estratégicos nas áreas de transporte, comércio, energia, ciência e tecnologia.
Caso avance, a criação de voos diretos pode reduzir o tempo de viagem entre Brasil e Rússia, hoje feita com conexões na Europa ou no Oriente Médio, além de facilitar o fluxo de turistas, empresários e missões oficiais.
Tempo médio de um voo direto Brasil–Rússia
Considerando as rotas mais prováveis:
- São Paulo (GRU) → Moscou:
12 a 13 horas de voo - Rio de Janeiro (GIG) → Moscou:
13 a 14 horas
Hoje, como não existem voos diretos, a viagem costuma levar 18 a 24 horas, por causa das conexões na Europa ou no Oriente Médio.