Ouvindo...

Últimas horas para se inscrever e ser aplicador da prova do Enem 2025 e receber R$ 860 por dia

Veja quem pode se inscrever para ser aplicador da prova do Enem em 2025

Governo divulga gabarito do “Enem dos Concursos”; confira | CNN Brasil

O prazo final para se inscrever como certificador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e da Prova Nacional Docente (PND) está terminando. Os interessados têm somente até 30 de junho para se registrar e integrar a Rede Nacional de Certificadores (RNC).

Os profissionais selecionados terão um papel fundamental para garantir a correta aplicação das provas, assegurando a lisura e a organização do processo. Para participar, é preciso ter ensino médio completo e ser servidor público federal ou professor da rede pública. É importante ressaltar que não podem ter cônjuges ou parentes de até terceiro grau inscritos em nenhuma das provas.

Leia também

Como é feito a inscrição para aplicar prova

As inscrições são feitas de forma totalmente online, por meio do Sistema RNC, plataforma gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os certificadores são peças-chave na supervisão da aplicação dos exames. Suas responsabilidades incluem a verificação dos malotes de prova, o rigoroso controle dos horários de abertura e fechamento dos portões, e a correta devolução de todos os materiais após a aplicação.

Além de contribuir para a educação brasileira, os participantes recebem uma bolsa de R$ 860 por dia trabalhado, um incentivo e tanto para quem busca uma renda extra e quer fazer a diferença.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Criado em 1998, o Enem tem como objetivo principal avaliar o desempenho de estudantes ao final do ensino médio.

Atualmente, ele é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por universidades públicas e privadas, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota do Enem também pode ser usada para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.