Com a chegada das temperaturas baixas, muitos começam a se queixar de dores nas articulações. O incômodo aparece principalmente nos joelhos, mãos ou quadris.
Por causa disso, é comum ouvir que as dores nas articulações denunciam que vai chover. Apesar da origem popular, esse comentário tem sim um embasamento científico.
Osmar del Toro , diretor executivo da clínica Revitamed, explicou em entrevista à CNN do Chile que temperaturas baixas geram efeitos fisiológicos específicos no corpo: o fluxo sanguíneo para as articulações é reduzido. O líquido sinovial, que atua como um lubrificante interno, fica mais espesso e os músculos tendem a ficar tensos, o que pode causar dor, rigidez ou sensação de pressão.
“O que as pessoas associam a ‘vai chover porque seus joelhos doem’ tem uma base médica. Receptores como nociceptores e barorreceptores são ativados, respondendo a mudanças de temperatura e pressão atmosférica, gerando sinais de dor ", explicou.
Além disso, quando o tempo muda, a pressão atmosférica diminui, fazendo com que os tecidos se expandam. Assim, a sensibilidade nas articulações fica ainda maior.
Quem mais sofre com esse problema?
Entre as pessoas que fazem essa queixa, o perfil principal é composto de pacientes com osteoartrite, artrite, tendinite ou fraturas antigas. O problema também pode aparecer em pessoas que sofreram lesões esportivas, permanecem em posições estáticas por longos períodos ou realizam trabalhos manuais repetitivos, como artesanato ou digitação.
Del Toro também alertou que “dor persistente não deve ser normalizada, especialmente se não houver lesão conhecida. Pode ser um sinal de alerta, por isso é importante consultar um especialista”.
Dicas para aliviar a dor
- Hidratação: Pelo menos 8 copos de água por dia para manter a saúde das articulações.
- Descanso adequado: melhora a reparação dos tecidos.
- Alongar-se ao acordar: ajuda a reduzir a rigidez matinal.
- Atividade física regular: caminhar, andar de bicicleta ou fazer movimentos suaves mantém as articulações ativas.
- Roupas adequadas: especialmente em temperaturas abaixo de 5°C.
- Evite o excesso de peso: “Perder um quilo equivale a reduzir entre 3 e 5 quilos a carga sobre as articulações”, explicou o especialista.