Cigarro eletrônico: estudo reforça risco de vício em nicotina em adolescentes

Pesquisa revela que jovens enfrentam dificuldade crescente para abandonar o vape e mostra aumento preocupante do uso em áreas rurais

Número de adolescentes que tentaram parar de fumar, mas não conseguiram, cresceu de 28% para 53%, mostrando sinais claros de vício

O uso diário de cigarros eletrônicos entre adolescentes norte-americanos quase dobrou entre 2020 e 2024, segundo um estudo publicado na revista Jama Network Open. A pesquisa indica que o hábito de vaporizar nicotina está levando muitos jovens à dependência.

De acordo com os dados, a proporção de estudantes que usam vape todos os dias subiu de 15% para 29% nesse período. Além disso, o número de adolescentes que tentaram parar de fumar, mas não conseguiram, cresceu de 28% para 53%, mostrando sinais claros de vício.

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A principal autora do estudo, Abbey Masonbrink, do Hospital Pediátrico de Los Angeles, destacou que os novos dispositivos de vape liberam concentrações mais altas de nicotina, o que aumenta as chances de dependência. Ela alertou que muitos jovens desconhecem a quantidade de nicotina que estão inalando.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 115 mil estudantes do ensino fundamental e médio dos Estados Unidos. O levantamento mostrou ainda que, em 2024, houve aumento do uso diário entre meninas, jovens negros e moradores de áreas rurais. Nessas regiões, o índice de vape diário saltou de 16% para quase 42%.

Apesar do avanço do vício, há um dado positivo: o número total de adolescentes que usaram cigarro eletrônico nos últimos 30 dias diminuiu entre meninos e meninas. Para os especialistas, porém, os que fumam todos os dias precisarão de tratamento e apoio profissional para conseguir abandonar o hábito.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.

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