Ouvindo...

O que significa ser uma pessoa desorganizada, segundo a psicologia?

Um comportamento habitual pode ser sinal de algo mais profundo e quais tipos de perfis costumam apresentá-lo

Você é uma pessoa desorganizada? Veja o que a psicologia diz

Longe de ser um simples descuido, a tendência à desorganização pode refletir muito mais sobre a forma de pensar e sentir de uma pessoa, segundo a psicologia. Desde espaços caóticos até agendas desorganizadas, essa conduta se expressa de distintas maneiras e nem sempre implica um problema funcional. Inclusive, pode ter um lado positivo, ligado à criatividade.

O que significa ser uma pessoa desorganizada, segundo a psicologia

Uma especialista em saúde mental explicou que a desorganização, em certos casos, representa uma resistência a estruturas rígidas impostas pela sociedade. Para algumas pessoas, evitar organizar meticulosamente seus objetos ou tempos é uma forma de expressão pessoal que não necessariamente interfere em sua vida diária.

Leia também

Existem distintos tipos de desorganização, e nem todas têm o mesmo impacto. A desordem física, como ambientes bagunçados ou objetos fora do lugar, convive com a desordem emocional ou temporal, quando há dificuldade em priorizar tarefas ou gerenciar adequadamente o dia. Esse comportamento, embora geralmente visto com conotação negativa, também pode ser associado a perfis flexíveis e com maior abertura mental.

Entre os perfis que mais tendem a conviver com o caos estão as pessoas com agendas muito cheias, que colocam outras prioridades antes da organização, e também aqueles que atuam em ambientes criativos, onde a desorganização faz parte de seu processo produtivo.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.