O conflito, em certas ocasiões da vida, é inevitável. Fugir dele não é tão fácil quanto parece, além de não ser saudável. Enfrentar conversas desconfortáveis e conseguir superar discussões também é um ponto-chave para construir relacionamentos fortes. No entanto, é verdade que existem duas tendências claramente diferenciadas: aquelas pessoas que, por natureza, são mais conflituosas, e as que não são.
Mais ainda, existe um grupo que sente temor a este tipo de situações e, para evitá-las, costumam optar por se calar. Um gesto que, a princípio, pode parecer insignificante e inofensivo, mas que esconde um alto nível de ansiedade que poderia prejudicar seu bem-estar emocional.
1. Isto é o que diz a psicologia
Aquelas pessoas que são pouco conflituosas se caracterizam por valorizar profundamente os momentos de paz, a harmonia e a estabilidade emocional, em detrimento daquelas situações incômodas.
Para muitos, também é o reflexo de experiências passadas, pois ter crescido em um ambiente conflituoso pode ter um papel determinante na hora de criar rejeição e mecanismos de proteção.
Evitar conflitos é saudável? Explore os motivos que levam ao silêncio, o impacto na saúde emocional e as estratégias da psicologia para enfrentar discussões de forma assertiva
2. Outros fatores
Também se veem refletidas aquelas pessoas que sentem medo na hora de perder o controle e suas possíveis consequências. Do mesmo modo, há quem também tema decepcionar os demais ou busque constantemente a aprovação de outros, de forma que há uma grande insegurança em torno de ser julgado e evitar qualquer tipo de interação.
Segundo os especialistas, este tipo de pessoas costumam ter comportamentos parecidos, como evitar expressar sua opinião e renunciar a suas próprias necessidades.
3. Chaves para superar o medo do conflito
Para romper com este padrão, é importante identificar e questionar quais são os pensamentos que levam este tipo de pessoas a sentir medo por expressar sua opinião.
Além disso, a comunicação deve ser o vértice de qualquer relação e poder se expressar livremente ajuda a que a outra pessoa possa se sentir em um ambiente confortável e seguro.
4. A ter em conta
Isso sim, outro ponto que é importante ter em conta é que um conflito não é uma situação agradável, mas evitá-los é precisamente o que faz com que se reforce esse sentimento. Algumas técnicas de respiração e meditação podem ajudar estas pessoas a controlar melhor a situação.
Por último, aceitar que as discussões podem fazer parte da vida do ser humano é chave para entender que é algo natural e que, por isso, se deve enfrentar como qualquer outra situação.