Segundo a Apple, a sequência ideal após o carregamento completo é “desconectar primeiro o cabo do dispositivo para depois retirar o carregador da tomada”. A orientação é compartilhada por marcas como Xiaomi e Huawei, que alertam para o risco de faíscas ou pequenos arcos elétricos caso o carregador seja desligado da tomada com o celular ainda conectado.
Ou seja, ao terminar de carregar, primeiro desconecte o celular e, em seguida, o carregador da tomada.
Já na hora de iniciar o carregamento, o processo inverso é recomendado. A Huawei orienta que se conecte primeiro o carregador à tomada e só depois o celular. Isso ajudaria a “evitar o contato direto entre o excesso de tensão e o telefone”, afirma a fabricante.
Outra recomendação importante feita por Apple e Samsung é o uso de carregadores certificados, além de evitar deixá-los plugados quando não estiverem em uso. Isso porque, além de superaquecimento e falhas com o tempo, esses dispositivos podem gerar o chamado ‘consumo fantasma’. De acordo com a Comissão Federal de Eletricidade do México (CFE), esse consumo invisível pode representar até 10% da conta de energia.