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Estado proíbe faróis de Led não certificados para garantir maior segurança nas estradas

Mesmo que os faróis de LED possam parecer uma melhoria estética, a falta de conformidade com o sistema original do carro é o que torna a mudança ilegal

A segurança no trânsito é uma preocupação constante, e Massachusetts está tomando uma medida ousada para garantir que os motoristas possam dirigir com mais segurança. O estado dos EUA agora proíbe faróis de LED de reposição, aqueles que os motoristas compram para substituir os faróis halógenos originais dos veículos.

A troca por faróis de LED tem sido uma escolha popular por vários motivos: eles são mais duráveis, mais brilhantes e oferecem um visual moderno. No entanto, essa mudança pode representar um risco. De acordo com as leis de segurança rodoviária dos Estados Unidos, todo o sistema de iluminação do carro, incluindo a lâmpada, lente e refletor, deve ser testado e aprovado como uma unidade completa. Quando os motoristas optam por trocar apenas a lâmpada halógena por uma lâmpada de LED, o sistema do veículo pode perder a compatibilidade com a estrutura original. Isso pode causar reflexos indesejados e desviar a direção da luz, criando um risco de ofuscar outros motoristas.

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‘Não é só estética’

Mesmo que os faróis de LED possam parecer uma melhoria estética, a falta de conformidade com o sistema original do carro é o que torna a mudança ilegal em Massachusetts. O estado acredita que, além de poderem causar desconforto aos motoristas ao ofuscar sua visão, esses faróis podem comprometer a segurança nas vias, prejudicando a visibilidade e o controle da iluminação.

Controvérsias

Porém, a medida gerou controvérsias. Muitos motoristas questionam a motivação por trás da proibição, argumentando que a regulamentação não se refere a problemas de ofuscamento ou iluminação insuficiente, mas sim à documentação necessária para garantir que as modificações no veículo atendam a critérios de segurança.

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas