Após uma semana marcada pelo frio em grande parte da Argentina, há um aumento de temperatura, já antecipando a chegada da primavera, mas aparentemente isso não durará muitos dias. Especialistas alertam sobre um fenômeno climático que se fará sentir com intensidade. Há possibilidade de que o Sul do Brasil também seja afetado.
Após um começo de setembro estável e com temperaturas em ascensão, é antecipado um aumento marcante da instabilidade e um início de uma mudança importante.
Conforme publicado pelo site especializado Meteored, à medida que a terceira semana do mês se aproxima, um cenário com maior aporte de umidade se desenha sobre uma ampla região do país com um fenômeno climático importante: chuvas e tempestades intensas.
Quando as fortes chuvas começariam e quais áreas do país seriam afetadas
Meteored aponta que a persistência do vento do norte continuará a trazer umidade, criando um ambiente mais propício para o desenvolvimento de instabilidade. Enquanto isso, o avanço de um sistema frontal frio favoreceria a formação de pancadas de chuva e tempestades.
A área mais afetada estaria no centro e no litoral da Argentina, onde as condições podem se tornar mais ativas. Portanto, as fortes chuvas e tempestades ocorreriam entre 21 e 25 de setembro.
Conforme explicado, as primeiras projeções do Centro Europeu (ECMWF) e do modelo americano (GFS) coincidem em mostrar anomalias de precipitação para a terceira semana de setembro. Isso indica que, em média, são esperadas chuvas acima do normal em grande parte do centro e nordeste do país.
Essas anomalias, explicou o texto, aparecem com uma magnitude relevante, então o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) também mantém um monitoramento constante dessa situação, com a possibilidade de emitir alertas caso o cenário de instabilidade se confirme.
Uma primavera antecipada está chegando
A pouco mais de uma semana do início da primavera, a previsão para Neuquén antecipa dias de tempo bom e aumento de temperatura. Embora o vento não deixe de soprar forte na cidade e na região.
Para esta quinta-feira, espera-se um dia com grande amplitude térmica. Pela manhã, a temperatura subirá para 5 graus sob um céu parcialmente nublado e vento leve do norte. À tarde, a temperatura subirá para a máxima de 21 graus e um céu predominantemente nublado. O vento começará a se fazer sentir, indo de leve a moderado com rajadas entre 40 e 50 km/h.
As condições climáticas continuarão na sexta-feira com tempo bom e aumento de temperatura. Já na madrugada, são esperados 9 graus com céu parcialmente nublado e vento leve vindo do setor noroeste. Pela manhã, o tempo bom continua e a temperatura subirá para 10 graus. À tarde, o céu ficará nublado, mas a temperatura subirá para a máxima de 24 graus.
Para o fim de semana, o aumento da temperatura será freado, embora continue ameno. O céu estará parcialmente nublado durante a primeira metade e predominantemente nublado no final do dia. A temperatura pela manhã ficará em torno de 9 graus e à tarde subirá para a máxima de 21 graus.
A previsão para domingo não será muito diferente do dia anterior. Estará predominantemente nublado durante a manhã com uma temperatura mínima de 11 graus, e máxima de 19 graus à tarde com vento leve do setor Noroeste.