Os amantes de
A Sticky’s Finger Joint chegou a operar 16 lojas em
O sucesso, no entanto, se transformou rapidamente em um pesadelo financeiro. Dificuldades internas de gestão e o aumento expressivo do custo operacional obrigou a rede a recorrer ao Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA. O mecanismo permite a reorganização das dívidas, mas não garante que a empresa consiga manter as portas abertas.
Para a revista especializada em finanças e negócios, Restaurant Business, a combinação de fatores relacionados à pandemia, inflação e uma série de contestações legais contribuíram para o que eles avaliaram como a destruição da Sticky’s. Nesse sentido, é possível afirmar que a rápida expansão da empresa acabou interferindo no processo.
A Sticky’s começou a ter dificuldade em manter um padrão de qualidade e atendimento nas novas lojas. A situação gerou uma queda acentuada na reputação da marca, que sofreu com o comprometimento da experiência do cliente.
Fatores de antecederam o colapso
Altos custos operacionais: alugueis altos e mão de obra cara são uma realidade da operação em grandes centros urbanos, como Nova York.
Efeitos da pandemia: assim como em outros restaurantes, a empresa foi afetada pela crise sanitária de forma intensa. Com isso, a adaptação das operações às novas regras de segurança encareceu ainda mais os processos internos.
Problemas com o delivery: a empresa falhou em montar uma logística eficaz para o serviço de entrega, o que resultou em atrasos frequentes e frustração dos consumidores.
Concorrência acirrada: gigantes com Chick-fil-A e Shake Shack colocaram a Sticky’s em desvantagem competitiva. As marcas têm mais condições de enfrentar alterações econômicas e mudanças no comportamento do consumidor.
Mudanças nos hábitos de consumo: Nos últimos anos, as preferências dos consumidores começaram a partir para escolhas mais saudáveis.
Impactos para o setor e lições que devem ser consideradas
O encerramento da Sticky’s Finger Joint não é um caso isolado, nos últimos meses, redes como Clover Food Lab, Tijuana Flats e Oberweis Dairy também entraram com pedido de falência. Já empresas como a mistura de restaurante e varejo Foxtrot e Dom’s Kitchen & Market fecharam todas as 35 unidades em abril.
Desafios como alta de custos, mudanças nos hábitos dos consumidores e necessidade de digitalização atingem toda a indústria alimentícia. Os empreendedores que conseguem adaptar os modelos com agilidade e que investem em tecnologia e delivery se mantêm no mercado. Já os que ficam para trás enfrentam as duras consequências de um mercado em transformação.
O exemplo da Sticky’s também demonstra a necessidade de crescer de forma responsável. Nesse sentido, crescer rápido demais, sem estratégia que garanta a evolução da infraestrutura e da qualidade pode comprometer a sustentabilidade do negócio.