Ouvindo...

Seguidores Fantasmas: como identificar e remover perfis suspeitos do Instagram

Com o crescimento de contas falsas na rede, usuários devem adotar medidas para proteger sua privacidade e manter um ambiente seguro nas redes sociais

Instagram

O Instagram superou os 2,7 bilhões de usuários ativos mensais e, com esse crescimento, aumentou também a presença de perfis falsos criados exclusivamente para vigiar outros usuários. Essas contas, conhecidas como ‘ seguidores fantasmas’, preocupam especialistas por violarem a privacidade dos usuários de forma silenciosa e persistente.

Relatórios recentes apontam que cerca de 15% das contas na plataforma são falsas ou suspeitas. Segundo especialistas em segurança digital, muitos desses perfis não possuem publicações, foto ou biografia, e seus nomes de usuário costumam ser aleatórios, como ‘user47829' ou ‘anon\_viewer12'. Além disso, costumam seguir muitos perfis, mas possuem poucos ou nenhum seguidor.

Leia também

Diferente de seguidores legítimos que interagem com o conteúdo publicado, os fantasmas mantêm-se invisíveis, apenas consumindo informações sem deixar rastros.

Como detectar perfis fantasmas no Instagram

Usuários podem identificar contas suspeitas por meio de comportamentos como:

  • Ausência total de publicações e interações.
  • Fotos genéricas ou nenhuma imagem de perfil.
  • Nome de usuário com combinações aleatórias de letras e números.
  • Desproporção entre número de contas seguidas e seguidores.

Contas comerciais têm à disposição ferramentas de análise de engajamento que ajudam a identificar seguidores que visualizam conteúdos mas nunca interagem - outro sinal de vigilância silenciosa.

Ferramenta ‘Sinalizadas’ ajuda na triagem

Para ajudar no combate a esses perfis, o Instagram criou a seção ‘Sinalizadas’, que aponta automaticamente contas com comportamentos suspeitos. O recurso, baseado em aprendizado de máquina, pode ser acessado na lista de seguidores e destaca perfis que:

  • Têm baixa atividade ou interações inconsistentes.
  • Foram denunciados por outros usuários.
  • Exibem informações incompletas no perfil.

Ao utilizar a ferramenta, recomenda-se analisar cada conta antes de remover ou bloquear, para evitar enganos com perfis legítimos que apenas mantêm baixo nível de atividade.

Remoção e bloqueio de seguidores suspeitos

Para excluir um seguidor, basta:

1) Acessar a lista de seguidores ou a seção ‘Sinalizadas’.
2) Localizar a conta desejada.
3) Tocar em ‘Remover’ - vale lembrar que o usuário removido não será notificado.

Já em casos mais graves, o bloqueio é recomendado. Basta acessar o menu de opções do perfil e escolher ‘Bloquear’. Há também a opção de ‘Bloquear e denunciar’, que informa o Instagram sobre o comportamento da conta, podendo contribuir para sua exclusão da plataforma.

Estratégias para evitar novos seguidores fantasmas no Instagram

Tornar o perfil privado é a maneira mais eficaz de controlar quem tem acesso às suas postagens. Além disso, vale observar os sinais de alerta ao receber solicitações de seguidores e recusar contas suspeitas.

Para quem mantém perfil público, a opção ‘Restringir’ pode ser útil. Ela limita a visibilidade de comentários e mensagens diretas de contas suspeitas sem bloqueá-las diretamente.

Outros recursos úteis incluem filtros de comentários e estatísticas de engajamento, além do uso cauteloso de aplicativos de terceiros, como Followers Insight ou Cleaner for Instagram, que ajudam a identificar seguidores inativos ou bots.

Por fim, a ativação da autenticação em dois fatores reforça a segurança geral da conta, dificultando acessos não autorizados.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.