Ouvindo...

A previsão de Elon Musk, que já é realidade em todo o mundo: “Estamos à beira de uma grande crise...”

O magnata soou o alarme e previu uma iminente crise energética global. Quais motores o equipam e que medidas Musk está pedindo?

Musk

Elon Musk fez um alerta severo que já é uma realidade em várias partes do mundo: uma iminente crise energética global impulsionada pelo crescimento acelerado da inteligência artificial (IA) e dos veículos elétricos.

O CEO da “X” e figura ligada ao governo de Donald Trump fez mais uma de suas previsões que pode trazer consequências para toda a humanidade. Segundo o empresário, o mundo está à beira de vivenciar uma crise energética sem precedentes, provocada pelo vertiginoso aumento na demanda global por eletricidade.

Qual a próxima crise que o mundo enfrentará, segundo Elon Musk?

Durante sua participação na conferência Bosch Connected World, em Berlim, Alemanha, Musk alertou que o mundo não está preparado para o enorme salto tecnológico impulsionado pela inteligência artificial e pelos carros elétricos.

“Nunca vi uma tecnologia avançar tão rápido quanto esta”, disse ele, referindo-se ao desenvolvimento da IA que, segundo ele, multiplica sua capacidade a cada seis meses.

Leia também

No entanto, esse avanço tem um custo: os centros de dados, a mineração de criptomoedas e o crescimento imparável do mercado de veículos elétricos estão levando a demanda energética mundial a um ponto crítico.

Em seu alerta, o CEO da Tesla foi contundente e garantiu que a infraestrutura elétrica global não está preparada para sustentar essa revolução tecnológica:

  • A inteligência artificial, em pleno auge, requer enormes quantidades de energia para alimentar os centros de dados.
  • A mineração de criptomoedas, especialmente Bitcoin, consome mais eletricidade que países inteiros.
  • Os veículos elétricos, que se expandem rapidamente por todo o mundo, também exigem uma rede de carga sólida e confiável.

Atualmente, só na China, as vendas de carros elétricos cresceram 40% em 2024, o que evidencia a velocidade com que o mercado global está mudando. Embora essa transformação seja ótima para o meio ambiente, ela também apresenta um enorme desafio: os sistemas elétricos atuais conseguirão suportar essa carga?

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.