Ouvindo...

6 alimentos que ajudam a combater a retenção de líquidos e o inchaço

Incluí-los na dieta pode aliviar o desconforto, melhorar a digestão e promover uma sensação de leveza sem abrir mão do sabor

O abacaxi é uma das frutas que ajudam a aliviar a sensação de inchaço

Sentir-se ‘estufado’, pesado ou como se a calça tivesse encolhido de um dia para o outro é algo com que muitas pessoas se identificam. O inchaço e a retenção de líquidos podem surgir após refeições ricas em sal, longas viagens ou mesmo sem motivo aparente. Mas a resposta para esse desconforto pode estar mais próxima do que se imagina: na cozinha.

Alguns alimentos funcionam como verdadeiros aliados naturais. Eles favorecem a eliminação de líquidos, reduzem a inflamação e otimizam o funcionamento intestinal. E, o melhor, não são nada sem graça: são fáceis de incluir no dia a dia e bastante saborosos.

Veja seis opções a seguir, listadas pelo jornal India Times:

Pepino

Com textura crocante e alta concentração de água, o pepino é uma escolha leve e refrescante. Ele “funciona como uma bebida refrescante para o seu corpo”, contribuindo para a hidratação e eliminando líquidos retidos de maneira suave.

Abacaxi

Além do sabor tropical e adocicado, o abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que ajuda a digerir proteínas e reduz inflamações. "É uma maneira deliciosa de apoiar a digestão e se sentir mais leve.”

Leia também

Gengibre

Embora pouco valorizado por muitos, o gengibre tem ação potente contra o inchaço. “Ele relaxa o trato digestivo, reduz os gases e ainda diminui a retenção de líquidos.” Pode ser incluído em chás, sucos ou refeições.

Aspargos

Sofisticado no prato, o aspargo é funcional no organismo. Atua como diurético natural, ajudando na eliminação de líquidos e ainda oferece probióticos importantes para a saúde intestinal. Mas atenção: "é melhor evitar o consumo excessivo.”

Limão

Muito mais do que um toque cítrico na água, o limão é um estimulante natural para o fígado e o sistema digestivo. “O suco de limão ajuda na desintoxicação e no trabalho do fígado.”

Iogurte

Rico em probióticos, o iogurte “ajuda com a digestão” e favorece o equilíbrio intestinal, o que contribui diretamente para reduzir o inchaço. Dê preferência às versões sem açúcar e com ingredientes naturais.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.