Ouvindo...

Esse alimento que se destaca entre os melhores para regular o trânsito intestinal e combater inchaço

Ele fornece ainda energia natural e outros múltiplos benefícios à saúde

Esse alimento vai te ajudar a regular o intestino

Problemas como constipação, inchaço abdominal e digestão lenta fazem parte da rotina de muitas pessoas. O que poucos sabem é que mudanças simples na alimentação podem aliviar esses incômodos e melhorar significativamente a saúde digestiva.

O funcionamento saudável do sistema digestivo é um dos pilares do bem-estar geral e pode ser favorecida com a inclusão de determinados alimentos na rotina. Uma das estratégias mais eficazes para amenizar esses sintomas é o consumo de alimentos funcionais que contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Entre essas alternativas, uma fruta específica vem ganhando atenção por seus benefícios comprovados à digestão. Ainda pouco valorizada, a Ameixa pode ser uma solução acessível e natural para quem busca mais qualidade de vida por meio da alimentação.

Leia também

A ameixa é uma aliada natural para melhorar a digestão e combater a prisão de ventre

Seja fresca ou desidratada, a ameixa tem se mostrado uma importante aliada da saúde digestiva. Conhecida por seu efeito laxante natural, ela possui alto teor de fibras solúveis e insolúveis, além de conter sorbitol, um tipo de açúcar com ação osmótica que favorece o trânsito intestinal.

Rica em antioxidantes como os polifenois, a ameixa oferece proteção à mucosa do sistema digestivo e favorece o equilíbrio da microbiota intestinal, aspectos fundamentais para o bem-estar geral e o bom desempenho do organismo.

Ameixa é aliada do seu intestino

Estudos como os divulgados pelo British Journal of Nutrition e pela European Food Safety Authority (EFSA), comprovam que o consumo frequente da ameixa contribui para o bom trânsito intestinal, podendo reduzir o uso de laxantes industrializados.

Como incluir a ameixa na rotina alimentar?

A ameixa pode ser facilmente incorporada ao dia a dia em diferentes preparações. Ela vai bem no café da manhã, batida com outras frutas ou como lanche entre as refeições. Também pode ser usada em receitas doces, como bolos, barrinhas energéticas caseiras ou misturada ao iogurte, combinação que ainda potencializa sua ação benéfica sobre a microbiota intestinal.

Para quem busca um efeito mais direto no funcionamento intestinal, uma dica tradicional e eficiente é deixar as ameixas secas de molho em água durante a noite e consumi-las em jejum pela manhã, junto com o líquido da hidratação.

Quais os efeitos de alimentos ricos em fibras?

Optar por alimentos ricos em fibras e com propriedades reguladoras, como a ameixa, é uma mudança simples que pode trazer impactos significativos à saúde digestiva.

Sem contra indicações para a maioria das pessoas e com sabor agradável para muitos brasileiros, ela se destaca como uma alternativa natural, acessível e eficaz para promover o bem-estar.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo