No extremo norte da Finlândia, na Lapónia, foi feita uma descoberta que pode dar origem a uma nova corrida ao ouro e mudar o rumo económico não só do país, mas de toda a Europa.
A empresa canadiana Rupert Resources anunciou a confirmação de um vasto depósito de ouro na região de Ikkari. Avaliada em cerca de 10 bilhões de euros, a descoberta se tornou uma das mais importantes reservas de ouro da Europa nas últimas décadas.
Com a economia global em um momento frágil, o ouro pode voltar a destacar-se como um ativo estratégico e marcar o início de uma nova era na mineração europeia.
A descoberta
O depósito de Ikkari foi identificado após anos de extensas perfurações subterrâneas e contém aproximadamente 110 toneladas métricas de ouro, dispersas em mais de 52 milhões de toneladas de minério. Por se tratar de uma jazida profunda, sem indícios visíveis à superfície, a sua localização exigiu uma investigação longa e meticulosa.
Desde 2016, a Rupert Resources se dedicou a este projeto, mas só em 2020 é que os primeiros sinais consistentes de ouro levaram a um estudo mais aprofundado, que resultou na confirmação oficial, no início de 2024.
Um novo ciclo do ouro
A descoberta atraiu rapidamente o interesse de investidores internacionais. Com um preço base de 2.150 dólares por onça, (forma de medida de massa para metais preciosos, como o ouro), o potencial econômico da jazida poderá ser ainda mais expressivo.
O plano estratégico da Rupert Resources prevê uma exploração com duração estimada de 20 anos. Durante a primeira década, os trabalhos serão concentrados na mineração a céu aberto, método mais econômico e eficiente nas fases iniciais.
No entanto, o início efetivo da produção está projetado apenas para depois de 2030. Por enquanto são feitos os trabalhos preparatórios e a instalação da infraestrutura necessária para viabilizar uma operação mineira desta dimensão.