O
Especialistas reforçam a importância de manter uma
Segundo dados nutricionais, a melancia é composta por 96,6% de água em cada 100 gramas consumidas, o que representa apenas 21 calorias. “Ajuda a manter o corpo hidratado, já que 92% de sua composição é água”, explica o portal especializado espanhol Tua Saúde.
Origem africana e popularidade global
Originária da África tropical, a melancia era valorizada por civilizações como egípcios e árabes, tanto por sua capacidade de matar a sede quanto pelo seu uso simbólico em rituais - há registros de melancias decorando tumbas no Egito Antigo. Sua introdução no Ocidente ocorreu no início da era cristã, e, mais tarde, os europeus a levaram à América após os primeiros contatos entre os continentes.
Hoje, é cultivada em climas quentes e temperados, especialmente em regiões mediterrâneas. No entanto, seu cultivo já se expandiu para áreas tropicais e subtropicais das Américas, consolidando-se como uma das frutas mais consumidas nos países desenvolvidos.
Benefícios que vão além da hidratação
Além de refrescante, a melancia é uma aliada poderosa do fígado e do organismo como um todo. Entre os benefícios listados pelo Tua Saúde, destacam-se:
Ideal para eliminar toxinas e manter o fígado hidratado;
É uma fruta com propriedades protetoras contra doenças renais, ajudando a manter a urina limpa graças ao seu efeito diurético;
Fornece fibras e água, componentes que ajudam a aumentar e a hidratar o bolo fecal, favorecendo o funcionamento do intestino;
Oferece uma pequena quantidade de fibras e poucas calorias, o que a torna adequada para quem busca perder peso;
Contém açúcares naturais de fácil digestão, ao contrário dos refinados, que sobrecarregam o fígado;
Contém citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no corpo, ajudando na dilatação dos vasos sanguíneos e contribuindo para a redução da pressão arterial;
Contribui para uma pele e cabelos saudáveis graças à presença das vitaminas A, C e do licopeno;
rica em glutationa, um antioxidante utilizado pelo fígado para se desintoxicar, e em licopeno, que protege as células hepáticas contra o estresse oxidativo.