Quem tem mais inteligência emocional tende a ser melhor de cama, sugere estudo

O motivo, de acordo com a pesquisa, é que pessoas com maiores níveis de inteligência emocional tendem a se sentir mais confortáveis com a intimidade e estão mais suscetíveis a se aproximarem de outras pessoas

Estudo descobriu que há uma relação entre maior inteligência emocional e satisfação sexual

Ter mais inteligência emocional pode estar associado a ser melhor de cama. Pesquisadores da Universidade de Bolonha, na Itália, descobriram que o traço de personalidade pode melhorar o desempenho e a satisfação sexual.

Leia também

O motivo, de acordo com a pesquisa, é que pessoas com maiores níveis de inteligência emocional tendem a se sentir mais confortáveis com a intimidade e estão mais suscetíveis a se aproximarem de outras pessoas.

A equipe de pesquisadores coletou dados de 864 adultos que estavam em um relacionamento na época do estudo, e os participantes foram solicitados a completar uma série de avaliações psicológicas, incluindo aquelas que medem inteligência emocional, ansiedade, evitação de apego e conforto com o toque interpessoal.

A análise dos dados apontou que níveis mais altos de inteligência emocional estão associados à maior satisfação sexual. Ainda, pessoas com maior tolerância à intimidade emocional e física também registraram menor nível de ansiedade, maior apreciação corporal e menos comportamentos sexuais problemáticos.

"É importante que você aprenda a controlar o estresse primeiro, para que se sinta mais confortável em se reconectar a emoções fortes ou desagradáveis e mudar a maneira como você vivencia e responde aos seus sentimentos”, disseram os pesquisadores.

“As descobertas destacam a importância da inteligência emocional característica na mitigação de emoções negativas ligadas a apegos inseguros, reduzindo o risco de comportamentos sexuais problemáticos e melhorando a satisfação sexual geral”, concluíram.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...