Ouvindo...

Mulher perde quase R$ 300 mil em golpe bancário na Itália

A vítima perdeu todas as suas economias em menos de 48 horas após o golpe e o banco, inicialmente, recusou a reembolsá-la

Mulher perdeu quase 46 mil euros em um golpe financeiro na Itália

Uma mulher de Piacenza, uma comuna na região da Emília-Romanha, na Itália, perdeu 46 mil euros, cerca de R$ 300 mil, devido a um golpe online envolvendo “sms-spoofing”, quando se recebe uma mensagem de um remetente falso, seguido de uma ligação telefônica de um operador bancário também falso.

Leia também

Os golpistas usaram um software especializado para manipular o ID do remetente do SMS, fazendo parecer que a mensagem fraudulenta na verdade veio de uma fonte legítima.

De acordo com o jornal local Piacenza Sera, a vítima perdeu todas as suas economias em menos de 48 horas após o golpe e o banco, inicialmente, recusou a reembolsá-la.

Os golpistas conseguiram acesso à conta bancária mesmo sem fatores de autenticação, fizeram quase 400 recargas telefônicas e gastaram montantes significativos de dinheiro com cartões de crédito recarregáveis, tentando não deixar rastros.

A titular da conta recorreu a um escritório de advocacia que entrou com uma ação contra o banco na Justiça italiana. A instituição financeira foi questionada pela ausência de sistemas antifraude e também pela falta de medidas de prevenção do risco de lavagem de dinheiro.

De acordo com a defesa da mulher, transações pequenas que, somadas, chegaram aos 46 mil euros deveriam ter acionado o alarme do sistema antilavagem de dinheiro do banco, conforme prevê a legislação italiana.

Frente à ação, o banco não chegou a esperar pela decisão do juiz e, em poucos dias, devolveu o valor integral à vítima.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.