Ouvindo...

Essas dicas vão te ajudar a preservar a bateria e evitar a descarga rápida do celular

Pequenos ajustes nas configurações e hábitos de uso contribuem para prolongar a carga dos smartphones

Celular carregando

Uma reclamação frequente entre quem usa smartphones é a dificuldade de manter a bateria até o fim do dia. Caso a carga do seu aparelho esteja acabando rápido demais, o problema pode estar relacionado a alguns hábitos ou configurações que aceleram o consumo de energia.

Entre os maiores vilões estão a tela com brilho muito alto, a execução de apps em segundo plano, o uso de várias conexões ativas ao mesmo tempo e o streaming de vídeos ou jogos em alta definição.

Confira 6 dicas que podem te ajudar a evitar a descarga rápida do celular:

1. Feche aplicativos em segundo plano

Manter vários aplicativos abertos em segundo plano pode aumentar significativamente o consumo de bateria. Mesmo quando não estão em uso, os aplicativos continuam processando dados. Uma dica é analisar as permissões de cada app e limitar atividades em segundo plano, especialmente para programas que não exigem processamento constante.

2. Ajuste o brilho da tela

O brilho da tela é um dos maiores responsáveis pela descarga rápida do celular. Como o display consome muita energia, mantê-lo no máximo, principalmente em ambientes bem iluminados, acelera a drenagem de energia. Nesses casos, a redução do brilho economiza energia sem prejudicar a visibilidade.

Leia também

3. Desative conexões desnecessárias

Ter várias conexões ativas ao mesmo tempo, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS e similares, também influencia na drenagem de energia dos aparelhos. Deixar essas funcionalidades ativas desnecessariamente resulta em um consumo excessivo de bateria. Por isso, desative conexões como Bluetooth ou GPS quando não estiver usando.

4. Considere o tipo de conexão

Tecnologias de conexão mais rápidas, como o 5G, afetam diretamente o consumo de energia. Ainda que ofereçam maior velocidade, essas redes consomem muita bateria. Considerar o aumento no consumo de energia do 5G é importante, especialmente se o uso for intensivo.

5. Atenção ao sinal de rede

Em locais com sinal fraco, o celular precisa trabalhar mais para manter a conexão, o que acelera o uso de energia. Para estabilizar o sinal, o aparelho aumenta a potência da antena, o que drena rapidamente a bateria. Acionar o modo avião em áreas com sinal instável pode ser uma solução eficaz para conservar a carga.

6. Modere o uso de jogos e vídeos

Apesar de divertidas, atividades que exigem grande poder de processamento, como jogar ou assistir vídeos em alta definição, sobrecarregam a CPU e a GPU do dispositivo, acelerando o consumo de bateria e aumentando a temperatura do celular. Uma dica é fazer pausas durante esses usos intensos, ajustar a resolução dos vídeos e evitar usar o celular enquanto ele está carregando.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.