Ouvindo...

Veterinária dá dicas para garantir o bem-estar dos animais durante os dias mais frios

Quem viaja deve ter atenção extra ao levar cães e gatos de carro.

Roupinhas podem ajudar nos dias mais frios.

Quem tem animais de estimação deve redobrar os cuidados com os pets durante o inverno, principalmente quem pretende viajar de carro com eles. Além de manter as vacinas em dia, fazer paradas e utilizar uma casinha adequada para o transporte, o tutor deve estar atento aos sinais que o animal pode apresentar, tanto em casa quanto durante os trajetos.

A veterinária Stella Davanzo explica que os tutores podem tornar as casinhas dos pets mais aconchegantes e optar por roupinhas nos dias em que as temperaturas estiverem mais baixas.

Leia também

“Os melhores cuidados que podemos ter são sempre manter os nossos animais aquecidos. A temperatura corporal deles é mais alta que a nossa, tá? Eles são mais calorentos que nós. Só que tem que levar em conta uma série de fatores: se esse animal é muito magrinho, se ele tem pouca massa muscular, se é um animal que desde sempre já é muito friorentinho, fica com as patinhas, pontas das orelhas, nariz frios. Então, lança mão de roupinhas, se o animal for acostumado. Se não, forrar bastante a casinha, durante o trajeto no carro colocar cobertinhas, mantinhas, e não deixar em rajada de vento pela janela, nem em casa, nem no carro”, explica.

Apesar do frio, é importante que o animal esteja hidratado para evitar problemas de saúde. “Sempre oferecer água, porque o frio tende a ressecar. Igual a gente, muitas vezes a gente aumenta o consumo de água, então os animais também têm que ter água fresca no inverno.”

Para quem viaja para regiões onde pode haver choque térmico, o ideal é ficar atento aos sinais. “Se for uma pessoa que tá viajando de uma região mais quente para uma região mais fria, ir preparada, sempre levar um agasalho e cobertas reservas.”

Ainda conforme a veterinária, o oposto também requer atenção, principalmente quando o animal fica ofegante. Se a região for de muito calor, manter janelas abertas e sempre oferecer água.