A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a certificação nacional Selo ODS Educação 2025. O reconhecimento é voltado a instituições de ensino que desenvolvem projetos conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A universidade mineira foi premiada por um conjunto de 22 iniciativas que abrangem ensino, pesquisa, extensão e inovação.
A certificação, promovida pelo Selo Social, selecionou nesta edição 129 instituições brasileiras. O objetivo é dar visibilidade a práticas que contribuem para metas globais, especialmente no acesso à educação de qualidade.
Segundo a superintendente de Governança da UFLA, Joziana Muniz de Paiva Barçante, a conquista valoriza o esforço de professores, técnicos e estudantes. “Além de fortalecer a imagem institucional, essa conquista amplia a transparência pública e posiciona a UFLA como referência em sustentabilidade e inovação social”, afirmou a professora, responsável pela articulação dos dados avaliados.
O reitor da universidade, professor José Roberto Scolforo, celebrou o resultado e destacou que a sustentabilidade é parte da cultura da instituição. Para ele, o selo consolida a UFLA como uma referência nacional na promoção de uma educação transformadora e comprometida com as metas do ensino superior público brasileiro.
Como desdobramento da conquista, a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) planeja realizar um reconhecimento institucional para os projetos que fundamentaram a certificação. Para as instituições que desejam participar, um novo ciclo de credenciamento será aberto em 2026.