UFLA conquista Selo ODS Educação 2025 por projetos de sustentabilidade

Instituição foi certificada com 22 iniciativas alinhadas aos objetivos globais da ONU, se destacando entre as 129 organizações de ensino reconhecidas no Brasil.

UFLA foi certificada por vinte e duas iniciativas que envolvem desde a pesquisa científica até o impacto direto na comunidade.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a certificação nacional Selo ODS Educação 2025. O reconhecimento é voltado a instituições de ensino que desenvolvem projetos conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A universidade mineira foi premiada por um conjunto de 22 iniciativas que abrangem ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A certificação, promovida pelo Selo Social, selecionou nesta edição 129 instituições brasileiras. O objetivo é dar visibilidade a práticas que contribuem para metas globais, especialmente no acesso à educação de qualidade.

Segundo a superintendente de Governança da UFLA, Joziana Muniz de Paiva Barçante, a conquista valoriza o esforço de professores, técnicos e estudantes. “Além de fortalecer a imagem institucional, essa conquista amplia a transparência pública e posiciona a UFLA como referência em sustentabilidade e inovação social”, afirmou a professora, responsável pela articulação dos dados avaliados.

Leia também

O reitor da universidade, professor José Roberto Scolforo, celebrou o resultado e destacou que a sustentabilidade é parte da cultura da instituição. Para ele, o selo consolida a UFLA como uma referência nacional na promoção de uma educação transformadora e comprometida com as metas do ensino superior público brasileiro.

Como desdobramento da conquista, a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) planeja realizar um reconhecimento institucional para os projetos que fundamentaram a certificação. Para as instituições que desejam participar, um novo ciclo de credenciamento será aberto em 2026.

Ouvindo...