Significado das cores e regência de 2026: o que esperar do novo ano

Uso do branco e o significado das cores na virada do ano possuem raízes profundas nas religiões de matriz africana. Conheça as previsões e os orixás que regerão 2026 com promessas de transformação.

O novo ano será regido por orixás guerreiros, como Ogum, Oxóssi e Iansã, segundo a dirigente, Doralice.

As cores ganham muito significado neste final de ano e fazem parte de uma das tradições de virada no Brasil. Quem busca amor usa rosa, quem quer dinheiro escolhe o amarelo, e o azul pode representar segurança emocional. O branco é a cor mais usada; a maioria das pessoas escolhe essa tonalidade que representa uma página nova para traçar caminhos. O que muita gente não sabe é que esse costume está ligado às religiões de matriz africana.

A dirigente espiritual do Tutói, Doralice Tristão, explica para a Rádio Itatiaia Sul de Minas o que essa cor representa. “Ela representa a paz, a paz interna, a tranquilidade, o equilíbrio. E, em dias de rituais, dentro de uma casa de função, ela representa o orixá maior, que é o Oxalá, que traz essa tranquilidade, essa paz, e nos conecta com o divino, com o espiritual e com o sagrado. Então, o branco sempre nos transmite isso. Já diz o dito antigo que quem usa o branco quer paz. Praticamente, é esse o nosso legado, não só dentro de uma prática de ritual umbandista, candomblecista, mas também numa virada do ano. O branco vem nos trazendo essa segurança de que estamos dispostos a mudar, a ter essa tranquilidade, essa paz interior”, afirma.

Leia também

Regência e Orixás para 2026

Todo ano uma entidade rege os 365 dias. Em 2026, segundo Doralice, os orixás que vão reger o ano chegam com influência de transformação. Ela detalha as energias que estão por vir:

  • Oxóssi: Rei da caça e da prosperidade (caça interior e desafios);
  • Ogum: Pai da tecnologia, avanço e novidades;
  • Yansan: Responsável pela transformação interior e mudanças;
  • Oxaguian e Oxalufan: Guerreiros necessários para as mudanças interiores.

“Estão vindo carregados de muita fé, de muita força, de muita transformação, de muita luta, mas também de muitas vitórias. Vem seguido por Oxóssi, que é o rei da caça, da prosperidade. Não é só caça animal, a gente se refere à caça interior, aquelas coisas que nos trazem desafios, que nós precisamos enfrentá-las. Então, vem Oxóssi acompanhado de Ogum, acompanhado de Yansan, de Oxaguian, de Oxalufan, que são guerreiros inteiros e necessários para as nossas mudanças interiores. Nós vamos carregar um ano de muita coisa, de muito avanço, porque Ogum é o pai dessa tecnologia toda, de muito avanço, de muita coisa nova, de muita novidade. Yansan vem trazendo essa transformação interior, com muitas mudanças”, explica a dirigente.

Doralice reforça que o ano será uma oportunidade para renovação. “Faça isso com sabedoria, porque o arquétipo vem trazendo coisas boas, muita segurança astral, que são três guerreiros que vão fazer a diferença nesse ano de 2026. E será um ano de muitas coisas novas, de muita movimentação, em todos os aspectos da vida”.

A dirigente finaliza lembrando que as mudanças dependem da vontade individual e da gratidão. “Não esqueçam do principal na virada do ano, agradecer pelo ano que se tornou, pelo ano que se virá, e por tudo aquilo que ainda virá de aprendizado em nossas vidas. Não fazendo com que as coisas que se passaram de ruim sejam materializadas para sempre no próximo ano. Muito pelo contrário. Tiraremos daí muitos aprendizados, coisas boas ou coisas ruins. As ruins levaremos como aprendizado e evolução, e as boas continuaremos em busca do nosso propósito”, concluiu.

Ouvindo...