Um dos imóveis mais simbólicos do Sul de Minas, a rotunda ferroviária que fica no município de Ribeirão Vermelho, vai receber restauração. Um acordo firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais e a Gerdau vai direcionar recursos financeiros para a obra.
O QUE É UMA ROTUNDA? Rotunda ferroviária é uma edificação onde acontecem os trabalhos de manutenção de locomotivas. Uma plataforma giratória permite que as locomotivas sejam direcionadas para os trilhos após a manutenção.
A rotunda de Ribeirão Vermelho tem 75 metros de diâmetro, foi construída entre 1895 e 1897, com materiais importados da Escócia e da Franca, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continuou sendo usada como depósito de locomotivas até 1985, após a desativação do parque mecânico. Desde então o tempo vem deteriorando a construção centenária.
Mesmo sem utilidade e sem conservação, a rotunda atrai turistas pela sua arquitetura pouco comum, em área pública de fácil acesso, em Ribeirão Vermelho, cidade que fica a aproximadamente 110 quilômetros de distância de Varginha, pela rodovia Fernão Dias.
INICIATIVA PARA A RESTAURAÇÃO
Cumprindo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais, a empresa Gerdau realizou a transferência de quase R$ 3 milhões (R$ 2.948.500,00) para a restauração da Rotunda, que já é patrimônio histórico tombado pelo Estado de Minas Gerais. O acordo faz parte de medidas para reparar danos ambientais identificados em alguns municípios.
Além da restauração, o projeto prevê ações de educação patrimonial e engajamento comunitário entre os moradores de Ribeirão Vermelho. A obra será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras - ASF Brasil, com início neste mês de setembro e previsão de conclusão em novembro do ano que vem.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO - O conjunto arquitetônico de Ribeirão Vermelho foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha-MG em 2014. Além da rotunda, o complexo inclui a estação ferroviária, oficinas, engenho de café e outras edificações históricas da Companhia Agrícola e Industrial Oeste de Minas.