Câmeras das ruas de Varginha poderão registrar abandono de animais

Ideia foi apresentada por meio de Indicação na Câmara Municipal

Vereador Davi Martins fez pedido formal à Prefeitura

As câmeras de vídeo espalhadas em ruas e praças de Varginha, e ligadas à órgãos de segurança, poderão ser uma nova ferramenta para identificar quem abandona animais. A ideia foi apresentada, em formato de Indicação, pelo vereador Davi Martins, na Câmara Municipal.

O vereador sugere que a Prefeitura avalie a possibilidade de usar o sistema de videomonitoramento urbano como ferramenta de apoio à fiscalização e combate ao abandono de animais nas ruas da cidade.

Na Justificativa, Davi Martins afirma que o abandono de animais é crime de maus tratos, porque expõe os animais à fome, sede, medo e sofrimentos, além de afetar a saúde pública, com a disseminação de algumas doenças; e a segurança, por conta de ataques e risco de acidentes.

As câmeras de vídeo já espalhadas pela cidade poderão ajudar nesta questão, permitindo a identificação de veículos e pessoas que abandonam seus animais. As imagens podem servir como prova para encaminhamento aos órgãos competentes como Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde e até a Polícia Civil.

A Indicação do vereador Davi Martins foi lida no Plenário e seguirá para o Executivo Municipal.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .

Ouvindo...