Polícia Civil apreende dispositivos eletrônicos e material com conteúdo nazista no Sul de Minas. Nesta sexta-feira (31), cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Lourenço, durante investigação sobre um grupo suspeito de disseminar ideologias neonazistas, racistas, homofóbicas e antissemitas, além de promover ameaças contra grupos minoritários.
Entre os investigados estão quatro homens, dois de 20 anos, um de 17 e outro de 16 anos e uma mulher de 19 anos. Segundo a Polícia Civil, o grupo possuía estrutura ideológica e comunicacional organizada, com divisão de funções, uso de linguagem hierarquizada, codinomes e símbolos associados ao nazismo.
As comunicações entre os suspeitos não se limitavam à manifestação de opinião, configurando indícios de organização e incentivo à violência. As investigações também apontaram a existência de mecanismos para ocultar provas, como instruções internas para apagar registros e utilizar linguagem codificada.
A polícia representou pela adoção de medidas cautelares para preservar provas e neutralizar riscos sociais. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, computadores e farto material com apologia ao nazismo, além de conteúdos com discurso de ódio e incitação à violência contra judeus, negros e homossexuais.