Pagamento do IPVA 2026 começa nesta segunda-feira em Minas Gerais

Proprietários que quitarem o imposto em cota única garantem desconto de 3%; veículos com mais de 20 anos de fabricação passam a ter isenção automática.

Quem pagar à vista ganha 3% de desconto.

Teve início nesta segunda-feira (9) a escala de pagamentos da primeira parcela do IPVA 2026 em Minas Gerais. Os vencimentos seguem o final da placa do veículo e se estendem até a próxima sexta-feira (13). Para quem optar pelo pagamento em cota única, o governo oferece um desconto de 3%.

Além do abatimento pela cota única, o programa Bom Pagador concede mais 3% de desconto automático para quem manteve a situação regular nos anos de 2024 e 2025. Os benefícios são cumulativos, permitindo uma redução maior no valor total para motoristas em dia com suas obrigações.

Uma novidade para este ano é a isenção do imposto para mais de 3,3 milhões de veículos com 20 anos ou mais de fabricação. A medida, fruto de alteração na legislação nacional, abrange motocicletas, caminhonetes e carros de passeio, sendo aplicada de forma automática pela Secretaria de Estado de Fazenda. Ônibus e veículos de carga não estão incluídos nesta regra.

Leia também

Vale lembrar que a Taxa de Licenciamento (TRLAV), no valor de R$ 35,62, tem vencimento único em 31 de março para todos os finais de placa, inclusive para os veículos isentos de IPVA. O atraso nos tributos gera multas diárias e juros baseados na taxa Selic.

Os contribuintes podem realizar o pagamento via Pix, internet banking ou presencialmente em agências autorizadas e casas lotéricas, bastando informar o número do Renavam. A consulta de valores e a emissão de guias estão disponíveis no site da Secretaria de Fazenda, no MG App ou pelo telefone 155.

Ouvindo...