Ouvindo...

Justiça manda Prefeitura de Elói Mendes adequar serviço de acolhimento a crianças e adolescentes

Denúncias de irregularidades determinaram decisão

Atual governo municipal está avaliando as medidas necessárias

A Justiça obrigou a prefeitura de Elói Mendes a adotar medidas para melhorar a estrutura, materiais e recursos humanos do Serviço de Acolhimento destinado a crianças e adolescentes.

Segundo a Promotoria de Justiça de Elói Mendes, em Inquérito Civil, foram identificadas irregularidades como uso de drogas dentro da instituição, punição aos assistidos, denúncias de abuso sexual e infraestrutura inadequada.

Em 2023, a Promotoria de Justiça expediu recomendação ao município de Elói Mendes para fazer o reordenamento do serviço de acolhimento institucional, mas a prefeitura pediu mais prazo e, mais de um ano depois, os problemas continuavam.

Em março de 2024, foi feita, na sede da Promotoria de Justiça, uma reunião em que representante da Polícia Civil informou ter recebido informações sobre fuga dos acolhidos e pedido para apurar abusos sexuais supostamente praticados na instituição.

A decisão judicial divulgada esta semana pelo Ministério Público determina que o município de Elói Mendes não acolha mais crianças e adolescentes além da capacidade autorizada, além de outras adequações. Ainda cabe recurso da decisão.

RESPOSTA DO GOVERNO - Nós procuramos o atual Prefeito, Natal Cadorini, que não governava o município na época das denúncias, e ele informou que a “Prefeitura está avaliando todas as medidas necessárias para resolver o impasse do Serviço de Abrigamento, e que agora o abrigamento dos menores constitui prioridade da atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social”, afirmou o prefeito.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .