Iniciativa do Sebrae impulsiona o melhoramento genético de rebanhos no Sul de Minas

Analista do Sebrae Minas, Aline Fernandes, explica como funciona o Sebraetec Fiv.

Produtores dos municípios de Santa Rita de Caldas, Caldas, Ipuiúna, Senador José Bento, já podem usar dos benefícios.

O Sebrae Minas oferece um programa que auxilia produtores rurais do Sul de Minas a melhorarem seus rebanhos por meio da fertilização in vitro. Atualmente, pecuaristas de Santa Rita de Caldas, Caldas, Ipuiúna e Senador José Bento podem aderir à iniciativa. O objetivo, no entanto, é que, em breve, os municípios de Jacutinga, São Pedro da União e Guaranésia também passem a integrar o Sebraetec FIV.

A analista do Sebrae Minas, Aline Fernandes, explica como os pecuaristas podem realizar o melhoramento genético do rebanho com o apoio da instituição. “O Sebraetec FIV é um programa do Sebrae que ajuda pequenos e médios produtores rurais a melhorar geneticamente o rebanho, utilizando a fertilização in vitro de bovinos, tanto para gado de leite quanto para gado de corte. A fertilização in vitro é uma técnica em que os óvulos de vaca são fecundados em laboratório, produzindo embriões geneticamente transformados, que depois são transferidos para fêmeas receptoras. Atualmente, o Sebrae custeia 70% do custo e o produtor, 30%.”

Leia também

Conforme a analista, os interessados devem entrar em contato com o Sebrae. “Para o produtor rural participar do Sebraetec FIV, ele precisa entrar em contato com o Sebrae através do telefone, WhatsApp, e-mail ou ir até uma agência, com sua documentação mínima, que é o registro de produtor rural e o laudo veterinário que comprova que as suas receptoras estão aptas. A contratação mínima é a partir de cinco embriões por produtor”.

Atualmente, mais de 30 pecuaristas do Sul de Minas já estão aprimorando geneticamente seus rebanhos com a técnica de fertilização in vitro. A ação é fruto de uma parceria entre a Emater-MG, o Sebrae Minas e as prefeituras municipais.

Ouvindo...