Carnaval 2026: Sebrae dá dicas para pequenos negócios no Sul de Minas

Com a previsão de 13,2 milhões de foliões em Minas Gerais, especialista do Sebrae orienta sobre estratégias digitais, estoque e atendimento para impulsionar os pequenos negócios no Carnaval.

De acordo com a analista do Sebrae Minas, Amanda Cezário, a primeira recomendação é a presença digital.

Várias cidades do Sul de Minas já estão em ritmo de folia, período propício para que os pequenos negócios no Carnaval lucrem. Segundo dados da Secult, o estado deve receber cerca de 13,2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Para aproveitar esse fluxo de visitantes, o Sebrae preparou uma cartilha de dicas para atender melhor quem vai curtir os blocos.

De acordo com a analista do Sebrae Minas, Amanda Cezário, a primeira recomendação é a presença digital. “Divulgue seus produtos e serviços de maneira criativa, temática e impulsione com estratégia para as pessoas da região”, disse à Itatiaia Sul de Minas.

Leia também

Outro ponto importante é o planejamento operacional. Confira as principais orientações:

  • Estoque e delivery: Reforce o estoque de produtos e, se trabalhar com comida, esteja presente nos aplicativos de entrega que funcionam na região.
  • Vendas móveis: Busque informações sobre como estabelecer pontos de venda em áreas de maior fluxo e como fornecer para festas privadas.
  • Atendimento: A simpatia e a utilização de valores redondos facilitam a venda para quem está no bloquinho.

“Ao trabalhar com a produção de comida, esteja presente nos aplicativos de delivery que funcionam na sua região. Saiba como fornecer para festas ou eventos privados e busque se informar sobre como ter um ponto de venda móvel em áreas de maior fluxo. Por fim, capriche no atendimento”, explicou Amanda.

Para quem atua em cidades com tradição de festas de rua, a analista sugere ir além do convencional. “Avalie a possibilidade de estender o horário de funcionamento. Customize e personalize abadás e fantasias, criando pacotes especiais para grupos e blocos”, concluiu.

Ouvindo...