A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV) divulgou, nesta semana, os números de abertura e fechamento de empresas no município referentes a junho e julho de 2025.
Em julho de 2025, Varginha registrou a abertura de 391 novas empresas, um crescimento de 1,73% em relação ao mês anterior. O desempenho supera o de junho, quando foram abertas 320 novas empresas.
O setor de Comércio manteve-se como principal motor da economia local, com crescimento de +20,90% em julho, seguido de Transporte, Armazenagem e Correio (+17,72%). Em junho, esses mesmos segmentos já haviam se destacado, com altas de +17,26% e +12,54%, respectivamente.
Das empresas abertas em julho, 304 são Microempreendedores Individuais (MEIs), reforçando a importância dos pequenos neg ócios para o desenvolvimento econômico de Varginha.
Por outro lado, o mês também registrou o encerramento de 246 empresas, distribuídas entre diversos setores. Os maiores números de fechamento ocorreram em Comércio; Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (64), Transporte, Armazenagem e Correio (45) e Alojamento e Alimentação (24).
O presidente da ACIV, André Yuki, ressalta a relevância do comércio para a economia local: “O comércio continua sendo o setor de maior crescimento em nosso município, o que demonstra seu potencial para geração de empregos e renda. Por isso, é fundamental que ele receba um olhar mais atento do poder público, com políticas de incentivo e apoio para que continue se desenvolvendo e contribuindo para a economia local.”