Ouvindo...

Lula assina série de documentos referentes à Reforma Agrária

Solenidade acontece em Campo do Meio, que tem 450 famílias vivendo na antiga usina Ariadnópolis

Além das famílias de Campo do Meio, centenas de outras serão beneficiadas, em todo o país

A visita do presidente Lula à Campo do Meio marca uma série de atos do governo federal em relação à Reforma Agrária e em benefício de famílias de trabalhadores sem terra.

Na antiga usina de Ariadnópolis acontece a cerimônia de entrega de mais de 12 mil lotes para famílias de 138 assentamentos rurais em todo o país. Também serão anunciados o Crédito Instalação, créditos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, Programa de Aquisição de Alimentos, Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar, e o Desenrola Rural para famílias beneficiadas com a reforma agrária.

Ainda em Campo do Meio, o presidente Lula assina decretos para reforma agrária que poderá atender cerca de 800 famílias em fazendas do Sul de Minas e também do Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Também serão assinadas portarias de criação de projetos de assentamentos, envolvendo terras adquiridas para solução de conflitos e pagas com o orçamento federal do ano passado.

CAMPO DO MEIO - A usina de açúcar e álcool Ariadnópolis deixou de funcionar em 1996, não pagou os direitos aos funcionários, e as famílias continuaram morando na área, trabalhando na terra. Atualmente o Quilombo Campo Grande, nome dado pelas famílias, tem onze acampamentos de Sem Terra, onde vivem aproximadamente 450 famílias, que produzem e comercializam vários tipos de alimentos como mandioca, feijão, hortaliças, milho e café.

Leia também

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .