A visita do presidente Lula à Campo do Meio marca uma série de atos do governo federal em relação à Reforma Agrária e em benefício de famílias de trabalhadores sem terra.
Na antiga usina de Ariadnópolis acontece a cerimônia de entrega de mais de 12 mil lotes para famílias de 138 assentamentos rurais em todo o país. Também serão anunciados o Crédito Instalação, créditos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, Programa de Aquisição de Alimentos, Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar, e o Desenrola Rural para famílias beneficiadas com a reforma agrária.
Ainda em Campo do Meio, o presidente Lula assina decretos para reforma agrária que poderá atender cerca de 800 famílias em fazendas do Sul de Minas e também do Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.
Também serão assinadas portarias de criação de projetos de assentamentos, envolvendo terras adquiridas para solução de conflitos e pagas com o orçamento federal do ano passado.
CAMPO DO MEIO - A usina de açúcar e álcool Ariadnópolis deixou de funcionar em 1996, não pagou os direitos aos funcionários, e as famílias continuaram morando na área, trabalhando na terra. Atualmente o Quilombo Campo Grande, nome dado pelas famílias, tem onze acampamentos de Sem Terra, onde vivem aproximadamente 450 famílias, que produzem e comercializam vários tipos de alimentos como mandioca, feijão, hortaliças, milho e café.