Este ano de 2025 representa um marco para o setor da saúde no país. A Rede Mater Dei de Saúde completa 45 anos com um olhar firme no futuro. Fundada em Belo Horizonte em 1980, a instituição cresceu com bases sólidas, sempre guiada pelo compromisso com a excelência médica, o cuidado humanizado e a inovação constante. Hoje, com nove unidades em três estados e resultados que superam a média do setor, a rede se prepara para dar mais um passo importante: a abertura de um hospital na Zona Norte de São Paulo, prevista para 2028.
“Mais do que uma comemoração de um marco temporal, este momento representa a consolidação de uma jornada transformadora, impulsionada por investimentos robustos em tecnologia e inteligência artificial”, afirma o CEO José Henrique Salvador.
Rede que se transforma com tecnologia e acolhimento
O que faz do Mater Dei uma referência em saúde vai além da infraestrutura moderna ou dos equipamentos de última geração. Está na forma de cuidar. O chamado “Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher” é uma filosofia que coloca o paciente no centro de tudo. Humanização, eficiência e atendimento personalizado são práticas diárias em todas as unidades da rede.
Afinado com os avanços tecnológicos do mundo moderno, ao longo dos últimos anos, o Mater Dei tem acelerado sua transformação digital. Em parceria com a startup A3Data, criou soluções como o “Maria” — um aplicativo de atenção primária com inteligência artificial que já consegue resolver até 90% dos casos triados, com apoio de profissionais da saúde. Também desenvolveu um Prontuário Inteligente e investiu em integração de dados na nuvem, facilitando o trabalho clínico e oferecendo uma jornada mais fluida ao paciente.
“Temos conseguido incorporar tecnologia e inteligência artificial de forma veloz e acima da média do setor da saúde, aprimorando o processo, o diagnóstico e a jornada do paciente como um todo. Essa é uma decisão estratégica, que nos diferencia no mercado e proporciona benefícios para nossos pacientes e nosso corpo clínico”, afirma Salvador.
Outro avanço importante está nas cirurgias robóticas. Só em 2023, foram mais de 300 procedimentos desse tipo realizados, com destaque para as cirurgias de próstata. O uso da tecnologia reduziu o tempo de internação, a taxa de reinternações e infecções, além de gerar economia estimada em R$ 1 milhão para o sistema de saúde.
Crescimento sustentado e resultados acima da média
Desde que abriu capital em 2021, a Rede Mater Dei de Saúde tem acelerado sua expansão com solidez e planejamento. Foram R$ 1,4 bilhão captados para novos projetos e aquisições estratégicas. Em 2022, a construção do Hospital Mater Dei Salvador, na Bahia, marcou o início da expansão nacional. No mesmo ano, a rede incorporou o Hospital Mater Dei Premium Goiânia (GO), o Hospital EMEC, em Feira de Santana (BA), e três unidades em Uberlândia (MG): Hospital Mater Dei Santa Clara, Hospital Mater Dei Santa Genoveva e o CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem. Já em 2023, foi inaugurado o Hospital Mater Dei Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse movimento reforça o plano de se tornar uma rede nacional de excelência.
Agora, a rede volta os olhos para São Paulo. A unidade Mater Dei Santana nasce de uma parceria com a Bradesco Seguros e será instalada na Zona Norte da capital. “Analisando o cenário da cidade, vimos um grande aglomerado de hospitais alocados nas regiões centrais e centro-sul da capital. Mas, quando olhamos para a Zona Norte, identificamos um bolsão populacional equivalente à densidade demográfica de Belo Horizonte”, explica o CEO.
Com todas as especialidades e estrutura completa, o hospital paulistano vai oferecer atendimento integral, reforçando o modelo assistencial da rede e garantindo mais acesso à população da região.
Olhar humano, base científica e cultura de excelência
Desde a sua fundação, a Rede Mater Dei tem uma missão clara: oferecer um atendimento que una ciência, cultura e humanização. Esse tripé é a essência do “Jeito Mater Dei de Cuidar”, que se reflete no dia a dia das equipes e no relacionamento com cada paciente.
Com programas de capacitação contínua, incentivo à pesquisa e investimentos em tecnologia, a rede não abre mão da excelência. E, acima de tudo, reforça seu papel como espaço de esperança, acolhimento e respeito à vida.
“São 45 anos que refletem tudo o que temos feito para fortalecer a perenidade do negócio e manter seu legado. Temos feito um trabalho de governança, de mudanças corajosas e estratégicas, que já vêm dando frutos, impactando positivamente o setor”, diz Salvador.
Ao comemorar quase meio século de história, a Rede Mater Dei celebra também um projeto de futuro. Um futuro em que inovação e cuidado caminham juntos e onde o hospital continua sendo lugar de cura, ciência e humanidade. Nesta trajetória, avança, com passos firmes, para levar esse modelo a cada vez mais brasileiros.
Para saber mais, clique