Outra linhagem da variante Ômicron da Covid-19, a XEC, já foi detectada no Brasil nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar da notícia preocupante, o Ministério da Saúde monitora a disseminação do vírus e, segundo as autoridades mineiras, ela ainda não chegou no Estado.
Leia mais:
À Itatiaia, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais afirmou que não recebeu nenhuma notificação sobre a variante. Em Belo Horizonte, capital mineira, a prefeitura também afirmou que não identificou nenhum caso da nova cepa.
“Cabe ressaltar que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o acompanhamento das suspeitas de surtos e novas variantes precocemente para orientar as medidas a serem adotadas, se preciso”, tranquilizou o órgão.
Disseminação da XEC
A linhagem XEC, como é chamada, foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 24 de setembro como uma variante em “monitoramento”. Isso acontece quando há várias mutações no genoma que podem afetar o comportamento do vírus.
A variante chamou atenção após o crescimento exponencial no número de casos na Europa e, logo depois, na Ásia, Oceania e na América. Pelo menos 35 países já identificaram a cepa.