O SBT não confirma, mas não desmente o diagnóstico de infecção bacteriana de Silvio Santos, de 93 anos, internado há 11 dias. O apresentador do SBT foi hospitalizado em 1º de agosto, passou por exames e permanece em acompanhamento médico desde então.
Conforme a Folha de São Paulo, os antibióticos tomados por Silvio para combater a infecção começaram a surtir efeito no último dia 4. Por causa da idade, médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, acharam melhor ele permanecer internado. À Itatiaia, a assessoria do SBT destacou que ele “está bem”, sendo “medicado” e que qualquer novidade seria comunicada.
Segundo o infectologista do Hospital Vila da Serra, da Oncoclínicas, Dr. Cristiano Galvão, o paciente pode contrair infecção bacteriana “de várias formas, como cortes ou feridas na pele, cirurgias, consumo de águas e alimentos contaminados e até pela imunidade baixa, quando bactérias que temos já em nosso corpo podem causar uma infecção”.
O tratamento, de acordo com o médico, “é sempre feito com antibióticos, que variam conforme o tipo de bactéria causadora”. Vale destacar que não se sabe exatamente o tipo de infecção bacteriana que Silvio enfrenta.
Leia mais:
- Com Silvio Santos internado, Celso Portiolli fala sobre missão de ‘substituí-lo’ no SBT
- Internado, Silvio Santos é homenageado pelas filhas no Dia dos Pais
Sobre o tempo de recuperação, Galvão esclarece que depende da gravidade e do tipo de infecção. “A recuperação pode ser de poucos dias como em infecções de pele até meses no caso de infecções que acometem os ossos, por exemplo”, pontua.
Quadro requer atenção
Conforme o médico infectologista, o quadro requer atenção. “Infecções bacterianas geralmente sempre devem gerar alerta pois tem o potencial de evoluir para a sepse, que é quando a bactéria se espalha pelo sangue e provoca uma infecção generalizada e pode evoluir para quadros muito graves”, comenta.
Caso a infecção não seja tratada de imediato, o paciente pode ter sequelas. “Se o tratamento ocorrer dentro do tempo com o diagnóstico rápido, é pouco provável que deixe sequelas. Mas pode acontecer. A meningite bacteriana, por exemplo, quando há atraso no início do tratamento pode deixar sequelas permanentes”.
O médico acrescenta: “Da mesma forma uma pneumonia, quando o tratamento não é feito com o antibiótico adequado pode se agravar e mesmo após a recuperação, deixar sequelas como cicatrizes no pulmão que pode permanecer como uma dificuldade respiratória permanente”.
Pacientes idosos
Em caso de pacientes idosos, o alerta é ainda maior. “Idosos podem ter mais efeitos colaterais de alguns tipos de antibióticos, então é uma população que a terapia deve ser individualizada. Além disso, os idosos têm o sistema imunológico mais baixo e geralmente outras doenças associadas, como hipertensão, diabetes, que fazem que o tempo de recuperação seja maior e às vezes exigem até tratamento por tempo mais prolongado com antibióticos”, destaca.
Internação de Silvio Santos
Silvio Santos foi internado novamente no dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para ser submetido a exames. O SBT desmentiu que seu estado de saúde é “crítico”, relatou que ele toma medicação e se recupera bem. Segundo a Folha de São Paulo, o apresentador foi diagnosticado com uma bactéria e já apresenta “sinais de melhora”.
A reportagem da Itatiaia procurou o SBT para confirmar o diagnóstico de Silvio Santos, que não negou a informação e disse que qualquer novidade seria comunicada.
Vale lembrar que, após contrair H1N1, Silvio ordenou à emissora que divulgasse alertas para a população procurar seu médico em caso de sintomas. Desde que parou de ir ao SBT, o “Programa Silvio Santos” é comandado por Patrícia Abravanel.